Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DAS NOVAS ALTERNATIVAS DE HOSPEDAGEM NA INDÚSTRIA HOTELEIRA TRADICIONAL: UM ESTUDO DE CASO
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Palavras Chave

marketing
hotelaria
serviços

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - TALITA ROSA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
2 - Melissa Suzumura Cavalcante
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA
3 - DIOGO SAMPAIO PENNA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
4 - Gabriela Kazumi Takara
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
5 - Bianca Bonassi Ribeiro
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA

Reumo

O gerenciamento eficaz de marketing, no setor turístico, decorre das percepções de produto por parte dos consumidores. Assim, o consumidor engloba como parte do serviço hoteleiro um produto ampliado que começa com a hospedagem e se extende para alimentação, localização, áreas de lazer e serviços correlatos. Por outro lado, a economia compartilhada adentrou o mercado de hospedagem e organizações como Airbnb têm impactado a competividade do setor. O rápido crescimento e adesão por parte dos consumidores se deve à inovação tecnológica e flexibilidade proporcionada por esses meios de hospedagem.
O problema de pesquisa desse estudo se concentra em como uma grande empresa do mercado hoteleiro se adapta mercadológica e competitivamente frente às novas opções de hospedagem? Portanto, o principal objetivo desse estudo é analisar como uma grande empresa do mercado hoteleiro se adapta mercadológica e competitivamente frente às novas alternativas de hospedagem.
A fundamentação teórica desse estudo se pautou em referencial teórico construído em torno de serviços e marketing hoteleiro, onde serviços são execuções, ações, e não objetos, eles não podem ser vistos, sentidos, experimentados nem tocados da mesma maneira que um bem tangível (JOHN; BATESON, 2016, ZEITHAML; BITNER; GREMLER, 2014). Também abordou-se comunicação de marketing hoteleiro porque hotéis vendem serviços que possuem alto grau de envolvimento emocional, o que prioriza o relacionamento direto com o cliente e faz com que ele se sinta especial (KUAZAQUI, 2000; VIEIRA, 2003).
Para este estudo optou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória seguindo os parâmetros de um estudo de caso (GIL, 2010). A coleta de dados valeu-se da técnica de entrevista em profundidade com um roteiro semiestruturado, de acordo com as orientações apresentadas por Malhotra (2006). As entrevistas foram realizadas individualmente com funcionários de diferentes níveis hierárquicos da rede hoteleira pertencente ao grupo Accorhotels.
A partir dessas informações, a análise de dados e concentrou-se em identificar de que forma as novas alternativas de hospedagem têm impactado o grupo Accorhotels. A análise de conteúdo segundo Bardin (2010), permitiu que se agrupasse os resultados em duas categorias que são apresentadas na sequência. I) Categoria: Influência tecnológica das novas plataformas de hospedagem e II) Categoria: marketing competitivo do grupo Accorhotel.
A partir desta pesquisa foi possível identificar que investimentos em tecnologia é fundamental para a indústria hoteleira convencional. Isso porque os novos meios de hospedagem, como Airbnb, tem aproveitado as plataformas digitais para expandir seu mercado de atuação no ramo de hospedagem. Outro fator relevante que afetou a hotelaria convencional foi a política de preços das novas propostas hoteleiras. Isso porque são possuem tarifas mais baratas e menos serviços agregados.
ACCORHOTELS OVERVIEW JANEIRO 2018. ARANTES, E. Marketing de serviços. Curitiba: InterSaberes, 2012 BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa Edições 70, 2010. Economia do Setor Hoteleiro pela FGV. Biblioteca Digital FGV. BATESON, J. E. G.; BATESON, K. D. H. Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias e casos. 3.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. CASTELLI, G. Administração Hoteleira. 9 eAdministração Hoteleira. 9 ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2003. CERVO, A.; BERVIAN, P. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. E outros