Resumo

Título do Artigo

Estudo de múltiplos casos sobre a realidade das empresas graduadas pelos programas de incubação: proposta para programa de pós-incubação
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ambientes de Inovação
Incubadora de Empresas
Pós-incubação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Joana Marins de Andrade Coutinho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Mestrado Profissional de Administração
2 - Andréa Aparecida da Costa Mineiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
3 - Luiz Eugênio Veneziani Pasin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - IEPG
4 - Cleber Carvalho de Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

As empresas de base tecnológicas, quando inseridas em ambientes de inovação, como as incubadoras de empresas, passam a compartilhar de um ambiente favorável ao desenvolvimento de tecnologias. A graduação das empresas e a interrupção do suporte dado pela incubadora causam um efeito negativo imediato sobre a capacidade de sobrevivência para uma parte substancial das empresas graduadas (SCHWARTZ, 2009). Uma das alternativas a esses problemas está na pós-incubação.
Não há evidências dos serviços oferecidos por um programa de pós-incubação, emergindo a problematização do estudo: quais seriam os serviços para as empresas graduadas em um programa de pós-incubação? O objetivo da pesquisa é identificar os principais serviços a partir de um estudo de múltiplos casos com EBTs graduadas pelas incubadoras de MG. Os objetivos específicos são: (i) identificar o relacionamento entre empresas graduadas e incubadora; (ii) avaliar a percepção das empresas graduadas da pós-incubação; e (iii) avaliar a percepção dos gestores das incubadoras da pós-incubação.
A fundamentação teórica é composta por: ambientes de inovação, incubadoras de empresas e pós incubação. Os ambientes de inovação podem atuar desde o cenário científico-tecnológico de ponta até a aplicação de base. Neste sentido as incubadoras de empresas constituem mecanismos de apoio à inovação. A pós-incubação, surge para dar o suporte necessário e oferecer serviços às empresas graduadas. Observa-se que os programas focados em empresas incubadas e graduadas devem ser diferentes já que a maturidade das empresas e dos empreendedores também são diferentes durante as diversas fases da empresa.
O método de estudo utilizado é o Estudo de Caso. O objeto são as EBTs graduadas até 2017 pelas incubadoras de MG, associadas a Rede Mineira de Inovação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semi-estruturados e entrevistas. O questionário foi aplicado com empresas graduadas. As entrevistas foram realizadas com 03 gestores de incubadoras utilizando um roteiro semiestruturado. Na análise de dados foi utilizada a análise descritiva univariada para questionários e análise de conteúdo temática e por frequência para questões abertas do questionários e transcrições das entrevistas
Realizada a caracterização dos respondentes (aspectos demográficos), seguida de 4 etapas: relacionamento entre graduadas e incubadora; percepção sobre pós-incubação; percepção dos gestores da pós-incubação, e discussões. Na etapa 1, relacionamentos, vantagens e dificuldades após a saída e pagamento por serviços. Na etapa 2, participação da pós-incubação, principais serviços, práticas úteis e condomínio de empresas. Na etapa 3, analisada a percepção da incubadora sobre o programa, parcerias, existência e serviços de pós incubação. Para análise utilizou-se de análise de conteúdo temática.
Um programa de pós-incubação estruturado, com serviços para as empresas graduadas, pode ser uma oportunidade de sobrevivência para empresas, alternativa financeira as incubadoras e ampliação dos resultados gerados na incubação. As principais contribuições do trabalho estão na avaliação dos serviços a serem oferecidos no programa de pós-incubação. O estudo resume características de um programa de pós-incubação para: perfil das empresas, necessidades e características do programa, serviços mais relevantes e relacionamento entre empresas e condomínio de empresas.
ARAGÃO, I. M. Pós-incubação de Empresas de Base Tecnológica. 2005. 97 f. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Dep. Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. IACONO, A.; NAGANO, M. S. Pós-incubação de empresas de base tecnológica: um estudo de caso sobre o efeito da incubadora nos padrões de crescimento. Gestão da Produção, v. 24, n. 3, p. 570-581, 2017 SCHWARTZ, M. Beyond incubation: an analysis of firm survival and exit dynamics in the post-graduation period. The Journal of Technology Transfer, v. 34, n. 4, p. 403-421, 2009