Resumo

Título do Artigo

COMO MENSURAR A QUALIDADE DE SERVIÇOS PRESTADOS EM SAÚDE: Síntese das dimensões, atributos e medidas utilizadas na literatura
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Qualidade
Saúde
Mensuração

Área

Marketing e Gestão

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - Arlete Aparecida de Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - dae
2 - Luiz Marcelo Antonialli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Apesar da mensuração da qualidade apresentar-se como elemento estratégico relevante para bom desempenho das organizações, o setor de serviços de saúde, especialmente, encontra vários percalços. A multidisciplinaridade do cuidado; fatores pessoais; contextuais e organizacionais são elementos capazes de influenciar o processo de entrega de cuidados de saúde e assim impactar na percepção do paciente sobre a qualidade.
O objetivo deste artigo foi o de identificar na literatura quais são os atributos; determinantes e medidas usadas para a análise da qualidade em serviços de saúde.
A fundamentação teórica usada embasa-se nos 131 documentos e nas variáveis utilizadas para mensurar a qualidade em serviços de saúde.
A análise de 131 documentos recolhidos na base Web of Science e categorizados pela técnica Análise de Conteúdo permitiu a identificação de três eixos centrais: Elementos tangíveis; acesso e comunicação.
Ressalta-se a importância central do tema comunicação para a mensuração da qualidade em serviços de saúde; uma vez que ela pode ser considerada um elemento que é intrinsecamente associado a outras categorias.
Aquino, E. M. L., Menezes, G. M. S., Barreto-de-Araújo, T. V., Alves, M. T., Almeida, M. C. C., Alves, S. V, … Reichenheim, M. E. (2014). Avaliação da qualidade da atenção ao aborto: protótipo de questionário para usuárias de serviços de saúde. Cadernos de Saúde Pública, 30(9), 2005–2016. https://doi.org/10.1590/0102-311X00009214 Asfaw, E., Dominis, S., Palen, J. G. H., Wong, W., Bekele, A., Kebede, A., & Johns, B. (2014). Patient satisfaction with task shifting of antiretroviral services in Ethiopia: Implications for universal health coverage. Health Policy and Planning, 29, ii50-ii58.