Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS DE UMA EMPRESA DE ASSESSORIA EM INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

estratégia
desenvolvimento de negócios
modelo de neócios

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Cesar Vinicius Hebling de Lima
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Consolação
2 - Adilson Caldeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

O relato descreve o trabalho realizado em uma empresa de assessoria de investimentos com o objetivo de propor estratégias para o aproveitamento de oportunidades de desenvolvimento de negócios. A partir da análise das tendências ambientais e dos recursos e capacidades atuais e requeridos para ampliar a participação e oferta de valor ao mercado, ampliou-se o conhecimento sobre o contexto em que a empresa atua e potenciais oportunidades de atuação. Promoveu-se, então, a proposição de estratégias e o delineamento do modelo de negócios alinhado ao aproveitamento das oportunidades identificadas.
A empresa focalizada, fundada há cinco anos no Rio de Janeiro, presta serviços de prospecção, análise e realização de investimentos. Apoia os clientes na seleção de oportunidades de investimento em imóveis em países estrangeiros, e dá suporte no processo de planejamento tributário, aquisição e gerenciamento pós-aquisição. Por ser um serviço sem equivalentes no mercado, cresceu rapidamente e agora vislumbra a ampliação do escopo de atuação, abrangência geográfica e portfólio de produtos e serviços ofertados. O foco do trabalho foi direcionado ao planejamento estratégico do negócio.
Com base no cruzamento das análises externa e interna, formulou-se um conjunto de estratégias de desenvolvimento e expansão pelo aproveitamento das oportunidades com as forças existentes. Interpretando as fraquezas face às oportunidades, delinearam-se estratégias de capacitação e investimento. Também foram formuladas estratégias de defesa e manutenção pela utilização de forças, e de desenvolvimento ou sobrevivência diante das ameaças a serem enfrentadas. Para a implementação dessas estratégias revelou-se necessária a revisão e adequação do modelo de negócios.
Participou do diagnóstico um grupo composto por dirigentes e colaboradores da empresa, constituído com a incumbência de introduzir e manter o planejamento estratégico. O grupo estabeleceu um elenco de ações a realizar, de modo a conferir à organização uma visão estratégica e integrada dos passos que deverá seguir para o desenvolvimento de seus negócios. Para que os envolvidos compreendam a lógica do negócio, a proposta de valor, a quem se destina, por meio de quais canais, atividades, recursos e parcerias, a que custos e receitas esperadas, recorreu-se ao delineamento do modelo de negócios.
Dentre os principais resultados encontra-se a moldagem do comportamento organizacional a uma linha de pensamento estratégico. Os ganhos potenciais de desempenho pela otimização da capacidade intelectual e visão estratégica dos profissionais envolvidos passam a ser um fator determinante para o desenvolvimento de negócios da empresa, o que potencializa o aumento do volume de negócios, advindo de oportunidades identificadas e aproveitadas, e da estruturação do processo de vendas. Soma-se a isso a clareza que o delineamento do quadro do modelo de negócios proporcionará no processo decisório.
Por fomentar o comportamento estratégico, conscientizando os gestores da necessidade de alinhamento da estrutura interna para o atendimento às demandas do ambiente, estimula-se o potencial de crescimento em volume e diversificação da carteira de negócios, com o consequente desenvolvimento no mercado. A descrição da experiência tende a influenciar o desenvolvimento da tecnologia de gestão, podendo ser exemplo em situações similares. Além disso, contribui para o desenvolvimento econômico e social, diretamente afetado pela prosperidade dos negócios que atendem às necessidades da comunidade.