Resumo

Título do Artigo

O curso de administração com ênfase em seguros e o progresso profissional na área
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Seguros
Formação acadêmica
Progresso profissional

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Zeneide Araujo Bezerra
ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS DE SÃO PAULO (ESNS-SP) - Consolação
2 - Edison Quirino D'Amario
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - SÃO PAULO

Reumo

O curso de Administração com linha de formação em Seguros e Previdência, ministrado pela Escola Nacional de Seguros (ENS) tem como missão desenvolver o mercado de seguros por meio da geração e transmissão de conhecimento e da capacitação de profissionais, proporcionando o crescimento na carreira dos alunos. Os programas da ENS são focados na realidade do setor de seguros e têm como objetivo fornecer conhecimentos indispensáveis para a carreira dos alunos, ajudando-os a obter ascensão profissional.
Este trabalho visa investigar se o conhecimento teórico obtido está influenciando no progresso profissional dos alunos, ou seja, se houve ascensão de cargos, e se o mercado está mais aberto para esse nicho específico de graduandos. Nesse sentido, apresenta-se a seguinte pergunta de pesquisa que norteia este estudo: Qual a importância da Graduação com ênfase em Seguros e Previdência, no crescimento da carreira?
A palavra carreira originou-se do Latim do termo “carraria”, que significa caminho, estrada para carruagens (MARTINS, 2001). Com o passar do tempo, o termo foi utilizado pelos franceses para indicar uma trajetória de vida, o desenvolvimento do indivíduo e a melhoria dessa jornada (BASTOS, 1997). Para Chanlat (1995), o conceito de carreira entendido como uma trajetória da vida profissional, apareceu no decorrer do século XIX. A carreira, nos tempos atuais, significa um “ofício, uma profissão que apresenta etapas, uma progressão.
Quanto à forma de abordagem, para este estudo optou-se pela pesquisa com abordagem qualitativa, e quanto aos procedimentos técnicos este estudo se caracteriza como um estudo de caso por meio de levantamento de opinião de 19 Graduandos do 3º e 4º ano (5º ao 8º semestre) do curso de Administração com linha de formação em Seguros e Previdência. A amostra é caracterizada como não probabilística do tipo intencional, pois se buscou propositalmente alunos que cursavam um determinado período.
A Tabela 4 apresenta a AC referente à UR “Importância da Formação para a Conquista do Novo Trabalho”. Nota-se que a UC que mais se destacou foi “Destaque na seleção”, indicando a importância do curso ministrado pela ENS- SP, corroborado pela UC “Grande importância”. Alguns respondentes acrescentaram ainda, que a formação ajudou muito para novos desafios, que abre portas para empresas de maior porte, inclusive para abertura de corretora própria.
Em resposta à pergunta, conforme a análise de conteúdo dos dados da pesquisa, a formação acadêmica é muito importante para o crescimento profissional e pessoal, as ferramentas técnicas, o conhecimento adquirido, ampliam/melhoram a atuação profissional diária com oportunidades de alavancar a carreira, ou seja, profissionais de valor para o mercado. Além do network tão necessário no atual mundo globalizado e a continuidade dos estudos de aperfeiçoamento. E que a formação com ênfase em Seguros e Previdência agrega maior conhecimento através das disciplinas vinculadas ao curso.
BERGAMINI, C. W. & BERALDO, Deobel G. R. Avaliação de desempenho humano na empresa. 4. Ed. – 8. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007. DUTRA, J. S. et al. As carreiras inteligentes e sua percepção pelo clima organizacional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10(1), 55-70, 2009. FERREIRA, M. A. de A. DUTRA, J. S. Trajetória de carreira: a pessoa e a carreira em uma visão contextualista. Revista de Carreiras e Pessoas. São Paulo. V.03 n.01 Jan/Fev/Mar/Abril 2013.