Resumo

Título do Artigo

CULTURA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO PODER JUDICIÁRIO DO TOCANTINS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Aprendizagem organizacional
Cultura de Aprendizagem
Dloq-A

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Raynara Araújo Fonseca
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) - Palmas
2 - elisabeth aparecida correa menezes
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) - colegiado de administração

Reumo

Diante da competitividade mercadológica se faz necessário que os gestores busquem novos métodos de manterem as organizações consolidadas no mercado. E dentre estes métodos, encontram-se os conceitos de cultura de aprendizagem e desempenho organizacional (LOURENÇO; FERREIRA, 2012). Nesse sentido, aprendizagem organizacional e a cultura voltada para a aprendizagem são tidas como propulsoras da inovação (MENEZES; GUIMARÃES; BIDO, 2011). A aprendizagem no contexto organizacional precisa ser entendida como um conjunto de processos construídos no decorrer da vida de uma organização.
Instituição Pública do Poder Judiciário do Tocantins
Dada a importância do tema elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: Qual a percepção dos servidores de uma Instituição Pública do Poder Judiciário do Estado do Tocantins em relação à presença dos fatores da cultura de aprendizagem na Instituição? objetivo geral: identificar a percepção dos servidores de uma Instituição Pública do Poder Judiciário do Estado do Tocantins em relação à presença dos fatores da cultura de aprendizagem na Instituição. Procurou-se também identificar a existência de diferenças de percepção a partir dos dados demográficos e funcionais.
Observou-se que há diferenças de percepção a partir dos dados demográficos e funcionais. Verificou-se baixa percepção por parte dos servidores/colaboradores que possuem idade entre 18 a 33 anos; os que têm menos de um ano na Instituição; os que possuem menor grau de instrução e os que possuem cargo em comissão. Esses resultados demonstram a necessidade de a Instituição investir em processos de aprendizagem que alcancem esse público.
Os objetivos foram alcançados e com os resultados foi possível identificar que de maneira geral os servidores/colaboradores possuem alta percepção dos Fatores da cultura de aprendizagem na Instituição. No entanto, observou-se que há diferenças de percepção a partir dos dados demográficos e funcionais. Verificou-se baixa percepção por parte dos servidores/colaboradores que possuem idade entre 18 a 33 anos; os que têm menos de um ano na Instituição; os que possuem menor grau de instrução e os que possuem cargo em comissão.
Espera-se que o presente estudo possa contribuir não somente com a Instituição em estudo, mas também com outras instituições e pesquisadores interessados no tema. Para futuras pesquisas, sugere-se a utilização do instrumento Dloq-A como meio de diagnóstico dos fatores da cultura de aprendizagem, juntamente com uma pesquisa qualitativa.