Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIA INTERPESSOAL: um estudo com servidores de uma Instituição de Segurança Pública do Estado do Tocantins
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Palavras Chave

Competência
Competência Interpessoal
Competência Técnica

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - PALLOMA CORRÊA PASSOS DA SILVA E PIRES
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) - Campus Palmas
2 - elisabeth aparecida correa menezes
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) - colegiado de administração
3 - MAYANA LETÍCIA RELL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) - Palmas

Reumo

Possuir colaboradores detentores somente de competência técnica não garante o sucesso organizacional, Moscovici (1981, p. 18) afirma que “a competência técnica é, em geral, a parcela mais cuidada nos programas de desenvolvimento gerencial, mas insuficiente, por si só, para um desempenho total e eficaz”. Para a autora além da competência técnica o sucesso da organização está relacionado ao clima organizacional, e este está diretamente ligado à competência interpessoal.
A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Segurança Pública do Estado do Tocantins
Dada a importância do tema, esse trabalho teve como objetivos identificar, por meio do instrumento de Moscovici (2013), a percepção dos servidores de uma Instituição de Segurança Pública do Estado do Tocantins em relação à competência interpessoal do seu Gerente; identificar a visão do Gerente em relação à sua própria competência interpessoal; e comparar a percepção do Gerente em relação à sua competência interpessoal com a percepção dos servidores.
De modo geral, os resultados do estudo permitiram identificar que na percepção dos servidores seu Gerente precisa desenvolver mais as suas habilidades de comunicação e participação. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir com a Instituição estudada, a qual poderá oferecer cursos para o gerente voltados para o desenvolvimento da competência interpessoal, especificamente nas habilidades identificadas como deficientes
Os resultados mostraram que de modo geral o Gerente acredita possuir sua competência interpessoal bem desenvolvida. Entretanto, observou-se que as notas atribuídas pelo Gerente se apresentaram de forma mais positiva, diferente da percepção dos servidores que somente atribuíram média mais positiva para o fator liderança. Isso demonstra que o gerente acredita possuir competência interpessoal bem desenvolvida, diferentemente do que percebem seus subordinados.
Com os resultados obtidos a Instituição poderá adotar ações no sentido de melhorar o relacionamento interpessoal entre gestor e subordinados.