Resumo

Título do Artigo

A IMAGEM CORPORATIVA DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA: um estudo a partir da ótica do cidadão
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Imagem Corporativa
Polícia Militar
Cidadão

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Aline Regina Santos
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Luísa Dominoni Diogo da Silva
FACULDADE CESUSC - Florianópolis
3 - Fabíola Gostek Pessoa
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
4 - Ana Paula Grillo Rodrigues
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG

Reumo

Estudos sobre imagem assumem elevada importância para organizações em que a opinião pública é de natureza estratégica. Este é o caso das instituições responsáveis por prover segurança à população, como o caso da polícia. No cenário brasileiro, a temática mostra-se relevante haja vista a baixa confiança atribuída à polícia se comparada a outras organizações, como o Corpo de Bombeiros, por exemplo. Ademais, a ampla variedade de órgãos públicos responsáveis por prover segurança pode levar à confusão da população no tocante ao reconhecimento das diferenças e competências de cada órgão.
Face aos esforços da Polícia Militar de Santa Catarina em ter uma imagem favorável perante a população catarinense, o presente estudo busca encontrar resposta à questão: qual a imagem da Polícia Militar de Santa Catarina percebida por moradores da Grande Florianópolis? A pergunta fundamenta-se nos estudos que analisam a imagem corporativa e no reconhecimento de sua relevância para a gestão institucional do órgão público. Assim, o objetivo geral centra-se em analisar a imagem da PMSC na percepção de moradores da Grande Florianópolis.
A fundamentação teórica está construída a partir de cinco pontos, que incluem a complexidade do constructo; o reconhecimento de que a imagem está presente na mente de indivíduos tanto externos, quanto da própria organização; a influência da identidade corporativa e da comunicação na formação da imagem; a relação entre imagem e a reputação; e o entendimento de que a imagem corporativa pode afetar os comportamentos e atitudes de um indivíduo em relação à organização. Adicionalmente são apresentados estudos de imagem corporativa aplicados à polícia.
A pesquisa é de natureza exploratória-descritiva e de abordagem quantitativa, mediante aplicação de pesquisa survey online. Determinou-se como população moradores da região da Grande Florianópolis. Os questionários foram divulgados em redes sociais diversificadas, sendo obtidas 1035 respostas válidas. A categorização da imagem em “positiva”, “neutra” e “negativa” foi realizada a partir de dupla questão aberta: o que a PMSC faz e qual imagem vem à mente. Houve aplicação de teste qui-quadrado entre a imagem e variáveis demográficas, e de regressão bivariada e múltipla entre imagem e contato.
Os dados indicaram predominância de imagem “neutra” (68,7%) entre os respondentes. O termo mais comumente associado à PMSC é segurança, seguido por proteção. Nos grupos formados por pessoas casadas, servidores públicos e com orientação política mais conservadora (ou sem orientação política) foi observada maior concentração de imagem positiva do que nos demais. Observou-se, mediante regressão bivariada, que a variação em imagem é explicada pela avaliação do contato com a polícia, indicando forte relação entre os constructos.
Estudos de imagem podem contribuir significativamente às organizações públicas, na medida em que ajudam a identificar aspectos positivos e negativos associados à organização. Especificamente neste estudo, destaca-se a relevância da imagem “neutra”, pouco explorada na literatura, e a alta relação entre imagem e avaliação do contato, reforçando a necessidade da qualidade no atendimento, em situações de interação com o cidadão. Diferenças de percepção em função de variáveis demográficas como gênero também permitem a sugestão de ações de comunicação específicas para tais públicos.
GRAY, E. R.; BALMER, J. M. T. Managing Corporate Image and Corporate Reputation. Long Range Planning, 31, n. 5, 1998. 695-702. SCHULER, M.; TONI, D. D. Gestão da imagem de organizações, marcas e produtos através do MCI: Método para Configuração de Imagem. São Paulo: Atlas, 2015. SOUZA, S. A. O que é um Tribunal de Contas? Estudo sob a Perspectiva Popular, em Curitiba (PR). Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, 21, n. 70, 2016. 282-302. TRAN, M. A. et al. Exploring the corporate image formation. Qualitative Market Research: An International Journal, 18, n. 1, 2015. 86-114.