Resumo

Título do Artigo

CULTURA, GOVERNANÇA E IDENTIDADE REGIONAL EM CLUSTERS DE NEGÓCIOS.
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Palavras Chave

Clusters
Cultura
Governança supra empresarial

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - Wellington Dias de Oliveira
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis
2 - Cristina Espinheira Costa Pereira
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Mestrado em Administração
3 - Lucimar Ferreira de Almeida
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis
4 - Rosangela Ferraro
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Reumo

Fatores culturais, normalmente identificados na composição da identidade regional, são, também, elementos impactantes na competitividade dos clusters de negócios. A cultura organizacional de um cluster, segundo Zaccarelli et al. (2008), pode ser observada na comunidade da região que o abriga, refletindo e integrando o comportamento profissional e pessoal dos indivíduos e é uma constatação da cultura adaptada ao cluster, um dos seus fundamentos teóricos relevantes à dinâmica de adaptação das empresas ao ambiente que compartilham.
Embora haja estudos que promoveram a compreensão das teorias de aglomeração, o que envolve a cultura do cluster e a governança supra empresarial, ainda são necessários esforços para entender como esses dois fatores contribuem conjuntamente para a obtenção de uma identidade regional fortalecida em clusters de negócios. Logo, este estudo tem como objetivo identificar as variáveis relacionadas à cultura do cluster e relacionadas à governança que contribuem para a obtenção da identidade regional (IR), além de identificar quais seriam os fatores componente que os influenciam diretamente.
A psicologia transcultural é um ramo da psicologia que analisa o modo como os valores culturais influenciam o comportamento humano. Schwartz (1999), em seu estudo sobre psicologia transcultural, elenca uma série de valores culturais que podem ser entendidos como fatores condutores da ação dos indivíduos nos grupos a que pertencem, sendo eles a liberdade, sucesso, justiça, ordem social, tradição, dentre outros. Por sua vez, a governança entendida como estrutura de coordenação se traduz num conjunto de mecanismos regulatórios que auxilia a tomada de decisões dos atores.
Ao analisar o modo como os valores culturais atuam no comportamento humano, propomos que esses valores culturais influenciam a propensão e a capacidade de um cluster obter uma certificação de Identidade Geográfica o que pode fazer com que seja capaz de se diferenciar e obter ganhos competitivos.
Com base em tais argumentos, chega-se à hipótese e ao modelo que busca integrar tais abordagens: H1 – A Governança Supra empresarial atua como um mediador entre a Cultura do Cluster e a obtenção e manutenção da Identidade Geográfica da região.
MILAGRES, R.; SILVA, S. A. G.; REZENDE, O. CONASS Debate – governança regional das redes de atenção à saúde. 1.ed. Brasília: CONASS, 2016. SCHWARTZ, S. H. A Theory of Cultural Values and Some Implications for Work. Applied Psycology: An International Review, v. 48 (1), p. 23–47, 1999.