Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM DE COMPETÊNCIAS PARA ALÉM DA SALA DE AULA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROGRAMAS EXTRACURRÍCULARES
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Palavras Chave

Aprendizagem
Competências
Programas Extracurrículares

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Roberto Rodrigues de Souza Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras
2 - Rubens de Araujo Amaro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas

Reumo

Nas últimas décadas, diversas mudanças sociais têm transformado o contexto organizacional. Nesse sentido, as transformações educacionais sugerem novas metodologias de ensino e aprendizagem para desenvolvimento de competências. É nesse momento que os processos formativos do ensino superior, passam a ser questionados. Assim, entende-se que o desenvolvimento de competências não deve ser estrito à sala de aula e devem ir além de um ambiente de transmissão de conteúdo. Ou seja, deve compreender a perspectiva da ação prática dos processos de aprendizagem para o desenvolvimento de competências.
Como os programas extracurriculares Empresa Júnior (EJ), Iniciação Científica (IC) e Programa de Educação Tutorial (Pet) contribuem para o desenvolvimento de competências dos estudantes em administração da UFES? Objetivo geral: Analisar os processos de aprendizagem de competências em programas extracurriculares do curso de graduação em administração da UFES. Objetivos específicos: i) analisar quais pontos se assemelham e quais se diferenciam nos processos de aprendizagem e ii) analisar quais pontos se assemelham e diferenciam no desenvolvimento das competências profissionais.
Brandi e Elkjaer (2011) afirmam que durante muito tempo os estudos de aprendizagem são circunscritos a processos cognitivos individuais. Porém, atualmente, uma especial atenção tem sido dada à aprendizagem que ocorre por meio das interações sociais. Neste contexto, a aprendizagem informal e aquela que ocorre em um contexto situado, por meio do engajamento dos indivíduos (MARSICK; WALTIKING, 1990; LAVE; WENGER, 1991) são relacionadas com a mobilização de recursos dos saberes para constituição das competências profissionais (LE BOTERF, 2003).
Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório. Quanto à coleta de dados foram aplicadas entrevistas “não estruturadas” entre 15 participantes dos programas EJ, IC e Pet. Para discussão dos dados aplicou-se o método análise dos dados qualitativos (GIBBS, 2009), por meio das técnicas de codificação e categorização.
A partir da análise qualitativa dos dados foram extraídas 26 categorias, sendo 13 do código fontes de aprendizagem e 13 do código competências. A partir disso, foi possível identificar que os processos de aprendizagem por meio das experiências anteriores, interação com os pares e professores, por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o aprender fazendo relacionando com o desenvolvimento de competências. As quais, identificou-se como as mais incidentes as competências sociais, de solução de problemas, de investigação científica e de comunicação.
A principal contribuição do presente estudo é a de demonstrar, para os atores envolvidos nesses processos (estudantes, professores, tutores e orientadores), a importância da participação dos estudantes de administração da instituição pesquisada nos programas extracurriculares como potencializador do desenvolvimento de processos de aprendizagem de competências. Compreende-se que a conotação “aprendizagem de competências para além da sala de aula” visa romper esse paradigma, ou seja, levantar essa discussão por meio de novos estudos para que possam haver novas reflexões, debates e proposições.
BRANDI, U.; ELKJAER, B. Organizational Learning Viewed from a Social Learning Perspective. In: EASTERBY-SMITH, M; LYLES, M. A. (Org.). Blackwell handbook of organizational learning and knowledge management. 2nd ed., p. 23–37, 2011. LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge University press, 1991. LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003. MARSICK, V. J.; WATKINS, K. E. Informal and incidental learning in the Workplace, Routledge, London. 1990.