Resumo

Título do Artigo

ENTRE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO E DE SECRETARIADO: uma análise do comportamento sustentável e inovador na intenção empreendedora
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Palavras Chave

Comportamento Sustentável
Comportamento Inovador
Intenção Empreendedora

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Luis Eduardo Brandão Paiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
2 - Emiliano Sousa Pontes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
3 - EVANGELINA DA SILVA SOUSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
4 - FRANCISCO WEDNEY SOUSA VIEIRA PINTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
5 - ROBERTA DUTRA DE ANDRADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - CAMPUS DE QUIXADÁ

Reumo

A intenção empreendedora é intrínseca ao indivíduo, sendo o principal fenômeno para explicar o processo do empreendedorismo como um todo. Logo, a intenção empreendedora é precursora da realização de comportamentos voltados ao empreendedorismo (FAYOLLE; LIÑÁN, 2014). Além da intenção empreendedora, a inovação e a sustentabilidade também complementam o eixo do empreendedorismo, dado que o empreendedor pode impactar diretamente no "triple bottom line", considerando as esferas econômica, social e ambiental (ELKINGTON, 1997).
Diante disso, surge o seguinte questionamento: Qual a influência dos constructos comportamentais sustentáveis e inovadores na intenção empreendedora dos universitários dos cursos de Administração e Secretariado Executivo? Este estudo tem como objetivo, portanto, analisar a influência dos constructos comportamentais sustentáveis e inovadores na intenção empreendedora dos universitários dos cursos de Administração e Secretariado Executivo. Adicionalmente, pretende-se verificar a influência dos dados sociodemográficos na intenção empreendedora desses universitários.
Baron e Shane (2007) ressaltam a importância de conceber variáveis cognitivas (modo de perceber e interpretar o conhecimento) para o processo de intenção empreendedora. Dessa forma, uma pessoa com perfil inovador é mais provável a ter motivação, conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com a inovação (SCHUMPETER, 2013). No tocante ao comportamento sustentável, este refere-se a ações que são dirigidas, efetivas e deliberadas que têm como foco resultar na proteção ambiental, requerendo, sobretudo, aspectos sociais e individuais (CORRAL-VERDUGO, 2012).
Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, que utilizou do método survey junto aos estudantes universitários dos cursos de Administração e Secretariado Executivo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado, em escala Likert de cinco pontos, relacionado aos constructos analisados (inovação e sustentabilidade). A amostra obtida totalizou 429 estudantes de uma universidade pública, sendo 285 de Administração e 144 de Secretariado Executivo. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise fatorial exploratória e a regressão logística.
Os resultados permitiram apontar que o comportamento sustentável e inovador exerce influência na intenção empreendedora dos estudantes dos cursos de Administração e Secretariado Executivo. Além disso, os familiares empreendedores influenciam fortemente na intenção empreendedora desses indivíduos. Para o curso de administração, houve influência do gênero (homens) na intenção empreendedora, mostrando-se que os homens estão mais propensos ao empreendedorismo do que as mulheres, fato não elucidado para os estudantes do curso de Secretariado Executivo.
Considerando as dificuldades atuais, como crises econômicas, sociais e ambientais, o empreendedorismo é uma alternativa para que a pessoa se insira no mundo do trabalho. Como a intenção empreendedora é relevante na atualidade, este estudo visa contribuir para fomentar o incentivo de políticas e práticas direcionadas às Instituições de Ensino Superior (IES), com a expectativa de que as IES possam incorporar estudos e práticas ambientais, inovadoras e sociais alinhadas ao empreendedorismo – a fim de potencializar benefícios sociais e ambientais gerados pelos empreendedores.
AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991. FAYOLLE, A.; GAILLY, B. The impact of entrepreneurship education on entrepreneurial attitudes and intention: Hysteresis and persistence. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 1, p. 75-93, 2015. LIÑÁN, F.; CHEN, Y. W. Development and Cross‐Cultural application of a specific instrument to measure entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 33, n. 3, p. 593-617, 2009.