Resumo

Título do Artigo

O processo de certificação de fornecimento responsável em uma multinacional alimentícia: comparação das não-conformidades na América Latina, Europa e Ásia
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Palavras Chave

Fornecimento Responsável
Certificação
RSC

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - nicolas duran barbosa
-
2 - PERLA CALIL PONGELUPPE WADHY REBEHY
FEA-RP/USP - Administração

Reumo

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos, segundo Lambert (2008), está vinculada a boa gestão do relacionamento com fornecedores e clientes chave. Além disso, o autor divide os fornecedores em fornecedores chave e os fornecedores comuns “não-chaves” onde cada um tem uma proporção de contribuição para o sucesso da empresa e de sua relação com ela. A definição de fornecedores chave é feita através da categorização e identificação do impacto que cada um representa na rentabilidade da empresa, sendo eles assignados a diferentes times de gestão de fornecedor definidos de acordo com nível de importan
Através da realização de um monitoramento ou auditoria, é possível verificar se o fornecedor desempenha conformidade com os regulamentos e código de conduta estipulados e assim como acompanha-los. (KARSHMANIAN, 2015). A partir desses argumentos, é possível perceber uma estreita relação entre a responsabilidade social corporativa, a rastreabilidade da cadeia de suprimentos e a importância do fornecimento responsável e seu processo de certificação, uma vez que escândalos associados às companhias, impactam sua rentabilidade.
Iniciativas como a “lista suja” que anualmente divulga um relatório de empresas que utilizam mão de obra escrava ou infantil, assim como escândalos recentes como o reportado pelo jornal internacional BBC (2016) sobre a utilização de mão de obra infantil nas minerações de cobalto, principal matéria prima para as baterias de lítio dos smartphones fabricados por grandes companhias como Apple, Samsung e Sony, mostram que o problema ainda é recente e faz parte da rotina de muitas empresas.
O problema de pesquisa consiste em: Quais são as principais não-conformidades observadas no fornecimento responsável de uma multinacional alimentícia? Esses aspectos são diferentes nos três continentes que atuam? O objetivo geral do presente estudo é identificar, enumerar e comparar as não-conformidades dos fornecedores de uma grande multinacional apontados por auditorias realizadas, verificando os tipos de não conformidades que ocorrem entre as três zonas de atuação da multinacional: Ásia, Europa e Latino América.
Durante a pesquisa foi identificado que nas zonas de atuação da multinacional os maiores problemas estão relacionados às condições de trabalho seguras e higiênicas, que envolvem a fiel utilização de equipamentos de segurança pelos funcionários em seu ambiente de operação, saídas de emergência desobstruídas, produtos químicos devidamente rotulados e seguros, painéis eletrônicos devidamente fechados e de acesso restrito, exames médicos trabalhistas periodicamente realizados, banheiros estruturados com cabines, portas e separação por sexo, bebedouros limpos com agua potável, entre outros.
Uma das contribuições desse trabalho está na visibilidade que traz sobre os maiores tipos de não conformidades encontradas em seus fornecedores, no qual não existe hoje na companhia, visto que a base de dados existente para acompanhamento do estado de certificação de fornecedores, resume-se somente em registrar se este está certificado e qual o prazo para resolução de suas não conformidades, caso encontradas. Desse modo, utilizando o método de análise de dados apresentado, é possível que a companhia construa uma base de dados mais concisa e detalhada que permita aos Heads, Chefes de zona.