Resumo

Título do Artigo

PLANEJAMENTO DE CARREIRA E INCLINAÇÕES PROFISSIONAIS DE UNIVERSITÁRIOS: ESTUDO DE CASO NO TIME ENACTUS UFV-CRP
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Planejamento de Carreira
Âncoras de Carreira
Mercado de Trabalho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Laiane Cristina Moreira Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Rio Paranaíba
2 - Raquel Santos Soares Menezes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Rio Paranaíba

Reumo

O planejamento de carreira se tornou um requisito fundamental para quem almeja sucesso, em função das constantes mudanças e aumento das exigências nas organizações. Respondendo às intensas mudanças modificações, os indivíduos são induzidos a admitir seu papel no desenvolvimento de suas carreiras. Neste ponto, o planejamento de carreira mostra sua relevância, dado que direciona as condutas dos indivíduos com base no autoconhecimento e em coerência com as necessidades pessoais e profissionais, através do conhecimento das inclinações profissionais, por meio das âncoras de carreira.
Com a finalidade de melhor entender e compreender a carreira e preferências dos jovens, surge a necessidade de novas pesquisas sobre a carreira dos novos entrantes do mercado de trabalho, a fim de gerar contribuições e maior entendimento sobre a relevância do autoconhecimento por meio da identificação de suas inclinações profissionais e elaboração do planejamento de carreia. O presente trabalho objetiva analisar como os jovens têm utilizado o planejamento de carreira e identificar suas preferências de carreira, por meio das principais âncoras, de forma específica, do Time Enactus na UFV-CR
Planejar a carreira significa realizar uma autoavaliação, possibilitando o reconhecimento de objetivos e estabelecimento de estratégias alinhadas à carreira desejada. Entretanto, o planejamento de carreira direciona melhor as condutas do indivíduo quando estão alinhadas as inclinações profissionais, através da identificação das âncoras de carreira, que são caracterizadas como uma da combinação de competências, valores e motivações, que determinam as escolhas. Esta ferramenta auxilia os novos entrantes do mercado de trabalho que vivenciam dificuldade em relação a construção de sua carreira.
A fim de operacionalizar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de um estudo de caso, com aplicação de questionários composto por três categorias, abordando questões referentes a caracterização do perfil, direcionadas ao planejamento de carreira e por fim o instrumento de âncoras de carreira desenvolvido por Schein em 1993. Obteve-se 34 respostas dos integrantes do Time Enactus UFV-CRP, que tiveram seus resultados analisados por meio de técnicas da estatística descritiva.
Os resultados apontaram que o time considera importante o autoconhecimento das suas preferências profissionais e pessoais, assim como, realizar a autoavaliação e estabelecer objetivos. Contudo, é notório que estes jovens têm interesse e conhecimento da importância do planejamento de carreira, mas falta o desenvolvimento de atividades que envolvem estruturação e instrumentalização. As âncoras de carreira dos participantes apontaram para as inclinações Senso de serviço e Dedicação à causa, Estilo de Vida Integrado e Segurança e Estabilidade, como sendo as mais frequentes para o Time Enactus.
O objetivo proposto foi cumprido, visto que, foi analisado como os jovens que compõe o Time Enactus da UFV-CRP têm utilizado o planejamento de carreira, e identificando suas inclinações profissionais, por meio das âncoras de carreira que são predominantes para o grupo. Espera-se que o estudo sirva de estímulo aos jovens, para buscarem o autoconhecimento e compreender a importância de assumirem o papel sobre o planejamento de suas carreiras. Dado a realidade, que a inserção no mercado de trabalho está pautada em um cenário de extrema competição.
Bohlander e Snell (2016): Planejamento de Carreira Dutra (1996): Administração de Carreiras e Âncoras de Carreira; Medeiros, Medeiros e Valadão Júnior (2014): Âncoras de Carreira Reis, Diehl (2017): Planejamento de Carreira Werle, Diehl (2015): Âncoras de Carreira e Planejamento de Carreira Rocha (2015): Autoconhecimento, Carreira e Âncoras de Carreira Souza, Ventura e Soares (2016): Âncoras de Carreira e Planejamento de Carreira Vasconcelos et al.(2010): Âncoras de Carreira e Planejamento de Carreira