Resumo

Título do Artigo

O dilema da Rádio Nova FM: em qual segmento de mercado devemos competir?

Palavras Chave

Segmentação de mercado
Posicionamento de mercado
Estratégia de marketing

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Fábio Manoel Fernandes de Albuquerque
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ) - Pós-graduação
2 - Rita de Cássia de Faria Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO/PPGA

Reumo

Este caso de ensino descreve o cenário para a tomada de decisão estratégica sobre qual segmento de mercado a Rádio Nova FM deve competir e se posicionar. Levantamento de informações e análise do mercado revelou seis tipos de segmentos, cada um apresentando vantagens e desvantagens em relação à audiência, faturamento, investimento e potencial mercadológico. Informações específicas sobre cada segmento de mercado são oferecidas para fundamentar análises e decisão. Permite refletir e sedimentar os conceitos de segmentação e posicionamento de mercado, instigando discussão e análise para a tomada de
Estimular a reflexão, análise e discussão sobre as temáticas de segmentação de mercado, posicionamento de mercado e decisão estratégica de mercado. Espera-se que o aluno, por meio deste caso, desenvolva compreensão sobre os conceitos de Segmentação e Posicionamento de mercado e possa vivenciar a dinâmica do processo de tomada de decisão gerencial em marketing a partir da análise dos segmentos de mercado de emissoras de rádio apresentados.
Foram utilizadas fontes primárias e secundárias no levantamento das informações para a construção deste caso de ensino. As informações de fontes primárias foram obtidas através de entrevistas em profundidade realizadas com diretor executivo, gerente comercial e gerente de marketing da rádio, na época em que ocorreu o dilema. As fontes secundárias incluíram relatório de análise de mercado, Pesquisa de Audiência Ibope, análise estimativa do faturamento das emissoras, documentos e informações sobre as rádios disponíveis na internet; matérias e reportagens jornalísticas.
Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor no curso de graduação em Administração. Planejamento e Gestão em Rádio e TV no curso de graduação em Comunicação e Rádio e Televisão. Recomenda-se, ainda aplicação e discussão em disciplinas como Gestão de Marketing, Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor nos cursos de Pós-graduação lato sensu.
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