Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O ENSINO APLICADO À GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ensino
Ferramentas Gerenciais
Micro e Pequenas empresas

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Luiza Monique de Castro Faria
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - São João del Rei
2 - Rafaella Duarte Miranda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
3 - RONILSON SOARES ALVES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPCON - FACE
4 - João Estevão Barbosa Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

O desenvolvimento do ensino da gestão das MPEs não é, apenas, a disseminação do conhecimento, mas, também, um processo educativo e um modelo de aprendizagem que procura casar o conteúdo com o processo. A contabilidade gerencial é uma ferramenta que possibilita aos contadores gerar informações necessárias aos usuários para a tomada de decisão, já que essas informações podem ser adaptadas às necessidades dos gestores (Kaplan & Atkinson, 2000). Conforme Fernandes e Galvão (2016), a gestão das MPEs é realizada de forma intuitiva, e o contador pode auxiliar no desenvolvimento desta gestão.
Problema de pesquisa: qual a importância atribuída pelos alunos do curso de Ciências Contábeis ao ensino e a utilização das ferramentas gerenciais para a gestão de Micro e Pequenas empresas? Com isso, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a importância atribuída pelos discentes ao ensino e ao uso das ferramentas contábeis gerenciais para a administração de MPEs, e de forma secundária busca-se identificar a percepção desses alunos a respeito do ensino obtido nas instituições públicas e privadas sobre a gestão das MPEs.
A contabilidade como responsável por identificar, mensurar e divulgar informações relevantes aos seus usuários, pode ser uma solução para auxiliar na administração das MPEs. Isto posto, Kos et al. (2014), na eminência de identificar se os gestores das MPEs recebem, compreendem e utilizam informações contábeis em seu processo de gestão, constataram que os gestores recebem parte das informações, não as compreendem, porém as usam em seu processo decisório. Logo, os profissionais contábeis precisam estar preparados para suprir as necessidades de informação das MPEs contribuindo com os gestores.
Foram distribuídos 130 questionários entre 4 instituições de Ensino Superior. O instrumento foi constituído de 4 partes: (i) termo de consentimento; (ii) informações socioeconômicas sobre o participante, incluindo informações sobre gênero, idade, ano de ingresso no curso; se a instituição que cursa é privada ou pública; se trabalha ou trabalhou para MPEs; (iii) 11 questões que avaliam o grau de abordagem de MPEs no curso de Ciências Contábeis; e (iv) 13 questões com objetivo de identificar de acordo com sua percepção, a necessidade de adoção das ferramentas gerenciais contábeis nas MPEs.
No curso de ciências contábeis é ensinada a importância das Micro e pequenas organizações para a economia do país, utilizando-se livros nas disciplinas os quais apresentam exemplos práticos sobre MPEs, e o CPC - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas é aplicado no conteúdo do curso. Bem como são apresentadas, em sala de aula, as adaptações necessárias às ferramentas contábeis gerenciais para gestão das MPEs, capacitando os discentes para a gestão destas empresas. Adiciona-se que uma boa gestão das Micro e pequenas organizações aumenta a arrecadação do país.
Com esta pesquisa foi possível atingir os objetivos previamente estipulados, constatando a importância e relevância do ensino e aplicação de ferramentas gerenciais para a gestão de MPEs conforme a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis. Por conseguinte, é imprescindível a abordagem desse assunto no ambiente acadêmico, bem como é notória a sua importância no ambiente profissional, fornecendo subsídios aos usuários para o processo de tomada de decisão. Visto que, de modo geral, as pequenas e medias organizações podem buscar suporte informacional apoiadas na contabilidade.
Bohn, A. C., Gambirage, C., da Silva, J. C., Hein, N., & Iargas, A. M. (2018). Fatores que impactam no encerramento prematuro de empresas de pequeno porte: estudo no litoral de Santa Catarina. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, 8(2), 43-56. Gibb, A.A. (1990). Training the trainers for the small business. Journal of European Industrial Training,14(1), 17–25.Kos, S.R., Espejo, M.M.S.B, Raifur, L., & Anjos, R. P. (2014). Compreensão e utilização da informação contábil pelos micro e pequenos empreendedores em seu processo de gestão. Enfoque: Reflexão Contábil, 33(3).