Resumo

Título do Artigo

PLANEJAMENTO DE CARREIRA DOS DISCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Planejamento de Carreira
Expectativas Profissionais
Ações Futuras

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Thaisa Paula de Souza
-
2 - Noézia Maria Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACIP
3 - Jussara Goulart da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Campus Pontal
4 - Vagner de Oliveira Magrin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACIP
5 - Lorrana Laila Silva de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - FACIP

Reumo

Ao longo da história percebe-se que mudanças vêm acontecendo e no campo organizacional, bem como significativas transformações sociais, políticas e econômicas têm provocado uma maior competitividade entre os profissionais. O mercado de trabalho decaiu em seu desempenho devido aos grupos menos qualificados, seja pelo aumento salarial do trabalho qualificado ou pela instabilidade e insegurança vivenciadas nas últimas décadas em virtude dos problemas políticos econômicos (RODRIK, 2011).
Esse estudo teve como objetivo principal, compreender como os discentes de graduação em administração da FACIP-UFU planejam sua carreira. O estudo visou também (a) caracterizar os discentes do curso de administração da FACIP-UFU; (b) identificar as compreensões dos discentes sobre carreira e planejamento de carreira e as ações pretendidas futuramente e; (c) analisar as expectativas dos jovens discentes em relação as âncoras de carreira.
Na década de 1980 esses conceitos foram superados por uma definição mais contemporânea, entendendo que a carreira envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização e da sociedade (LONDON; STUMPH, 1082; CHANLAT, 1996, DUTRA, 2007). Nos anos 90, Schein (1993) publicou um livro que apresenta um inventário de âncoras de carreira, permitindo identificar tipos de valores e aspirações que norteiam à carreira.
O presente estudo é de natureza descritiva (GIL, 2008), de abordagem quantitativa (MALHOTRA, 2001). A amostra é selecionada foi não probabilística por conveniência (SILVA; MENEZES, 2001). A população desse estudo foi composta por 180 discentes do curso de administração da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal que se matricularam no período de 2012 a 2016. A escala Likert era de cinco pontos que vão de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”. Para tabulação e análise foi utilizado o software SPSS 20.0
Os resultados adquiridos apontam que em maior número os participantes da pesquisa são do gênero feminino. Quanto a inserção no mercado de trabalho 63% está inserida e 37% ainda não. Quando analisado a percepção sobre carreira, verifica-se que os estudantes sabem da necessidade de autogerenciamento de carreira e da eficácia dos recursos para aprimorar a carreira. Quanto aos estímulos vêm em maior parte pelos professores e pelas organizações para aqueles que trabalham e as experiências são consideradas importantes para estabelecer objetivos de carreira.
As afirmações sobre carreira, mostram que os resultados afirmam que os estudantes dos dois grupos conhecem necessidade do autogerenciamento de carreira, sabem que os recursos disponíveis são eficazes para aprimorar a carreira e também já utilizaram de algum dos métodos para o autoconhecimento. Os principais agentes que estimulam são os professores do curso e acrescenta a organização para os que trabalham.
ANDRADE, G. A.. Carreira tradicional versus carreira proteana: um estudo comparativo sobre a satisfação com a profissão, carreira e emprego. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração, Universidade Fumec - Face, Belo Horizonte, 2009. BALASSIANO, M.; VENTURA, E. C. F.; FONTES FILHO, J. R. Carreiras e Cidades: Existiria um Melhor Lugar para se Fazer Carreira?. Revista de Administração Contemporânea, v. 8, n. 3, .p.99-116, jul./set 2004. BALASSIANO, M.; COSTA, I. S. A. (org.). Gestão de Carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2006.