Resumo

Título do Artigo

Como a interação entre governança corporativa e internacionalização afeta a estrutura de capital das empresas do mercado de ações brasileiro
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estrutura de capital
Internacionalização
Governança corporativa

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital e Valor

Autores

Nome
1 - Vitor Borges Tavares
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM) - Campus Uberlândia Centro
2 - Joviane Calixto Silva Souza
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM) - Campus Uberlândia Centro

Reumo

Empresas definem sua estrutura de capital utilizando capital próprio ou de terceiros. Neste contexto, boas práticas de governança corporativa atraem investidores que desejam adquirir ações de empresas com menor probabilidade de expropriação de recursos e assimetria de informação e tendem a diminuir a necessidade de utilização da dívida para minimizar a expropriação por parte dos gestores. Mas, se por um lado, práticas de governança corporativa proporcionam, em tese, menor nível de endividamento, por outro, a internacionalização de empresas da B3 pode representar maior nível de endividamento.
Ante este contexto, esta pesquisa pretende analisar como a interação entre a governança corporativa e a internacionalização afeta a estrutura de capital das empresas listadas na B3. Objetiva-se, ainda, analisar o impacto uma dessas variáveis separadamente na estrutura de capital, permitindo comparação com estudos anteriores e melhor compreensão do resultado principal do estudo.
A governança corporativa sinaliza ao mercado menor risco para o investidor e minimiza a necessidade de utilização da dívida como forma de diminuir o capital a ser expropriado pelos gestores. Em contraste, de acordo com a hipótese upstream-downstream, a internacionalização das empresas do mercado de ações brasileiro proporciona diminuição do risco e aumento do endividamento (KWOK, REEB, 2000; LEAL, SAITO, 2003; JIRAPORN ET AL, 2012).
Este trabalho teve como amostra as empresas listadas na B3 (ex-BM&FBOVESPA) no período de 2010 a 2015, com exceção das pertencentes aos setores de Finanças e Fundos, totalizando 428 empresas. Para realizar a análise da relação entre a estrutura de capital das empresas e a interação entre governança corporativa e internacionalização, utilizou-se a técnica de regressão múltipla com dados em painel.
Empresas com alto grau de internacionalização e de governança corporativa utilizam menos dívidas de longo prazo, pois podem obter recursos para financiar seus projetos por meio de emissão de novas ações, evitando, assim, custos elevados de agência da dívida. Desta forma, ao utilizar menos dívida de longo prazo, essas empresas têm maior dívida de curto prazo. Acredita-se que o maior endividamento de curto prazo das empresas com alto grau de internacionalização e governança corporativa, especialmente junto a fornecedores, seja decorrente do menor endividamento de longo prazo.
A interação entre as variáveis apresentou relação negativa com o endividamento de longo prazo. Por esse motivo, empresas com alto grau de internacionalização e governança corporativa têm maior endividamento de curto prazo. Ao fornecer essas evidências, esta pesquisa avança na literatura sobre governança corporativa, internacionalização e estrutura de capital. Além disso, considerando o aumento no interesse das empresas em se internacionalizarem e melhorarem suas práticas de governança corporativa, este trabalho contribui de forma prática para os interessados no mercado de ações brasileiro.
JIRAPORN, P.; KIM, J.; KIM. Y. S.; KITSABUNNARAT, P. Capital structure and corporate governance quality: Evidence from the Institutional Shareholder Services (ISS). International Review of Economics & Finance, v. 22, n. 1, p. 208-221, 2012. RIBEIRO, R. B.; PEREIRA, V. S.; RIBEIRO, K. C. S. Capital Structure, Internationalization and Countries of Destination of Brazilian Companies: An Analysis of the Upstream-Downstream Hypothesis. BBR. Brazilian Business Review, v. 14, n. 6, p. 575-591, 2017.