Resumo

Título do Artigo

PESQUISA QUANTITATIVA NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO: reflexão sobre epistemologia, teoria e método
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Pesquisa quantitativa em Administração
Teoria
Método

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - PATRICIA LACERDA DE CARVALHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - sueli menelau
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Núcleo de Gestão
3 - Antonio Deusany de Carvalho Júnior
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Instituto de Matemática e Estatística

Reumo

No âmbito dos questionamentos que provocam debates no campo da pesquisa quantitativa está a falta de conexão entre as teorias abordadas e os métodos aplicados. No núcleo desse debate, encontra-se o fato do método servir apenas de alavanca para se provar resultados já estabelecidos inicialmente pelo pesquisador, direcionando o resultado da análise a apenas um evento estatístico específico, consequentemente perdendo informações relevantes que poderiam enriquecer ainda mais as pesquisas no Campo da Administração.
Tais mecanismos resulta em reflexões que colocam em xeque a própria validade da pesquisa quantitativa, pois analisar apenas um resultado pontual estatístico seria suficiente para inferir algo sobre o universo do objeto pesquisado? Nesse sentido, em forma de ensaio teórico, o presente artigo busca discutir a que ponto as pesquisas quantitativas se alinham a teoria e epistemologia associadas da pesquisa. Independentemente das técnicas estatísticas que se podem utilizar na pesquisa quantitativa, faz-se necessário entender a postura epistemológica que cada método possue.
Tais mecanismos resulta em reflexões que colocam em xeque a própria validade da pesquisa quantitativa, pois analisar apenas um resultado pontual estatístico seria suficiente para inferir algo sobre o universo do objeto pesquisado? Independentemente das técnicas estatísticas que se podem utilizar na pesquisa quantitativa, faz-se necessário entender a postura epistemológica que cada metodologia ou método possuem em sua essência. Não há como dissociar as teorias do método de pesquisa que são empregadas nas pesquisas em Administração.
Sendo assim, esta realidade identifica um aspecto pouco discutido, mas de relevante importância para os pesquisadores, visto que, conseguir alinhar o método à construção teórica e a essência epistemológica, ao ponto de extrair do objeto analisado um maior grau de informações relevantes e pertinentes para construção de um conhecimento sólido e consistente para área.
Dado o valor que este tipo de pesquisa tem para o campo da Administração, é necessário analisar se os resultados estatísticos obtidos nos estudos poderiam ser melhor aproveitados, não se limitando apenas a um resultado específico para explicar todo o objeto e negligenciando as informações contidas em outros resultados que, muitas vezes, são expostos em tabelas, mas não são trabalhados na discussão do trabalho. Fazendo mister questionar: essas limitações observadas nas pesquisas quantitativas estariam prejudicando as contribuições e evolução da pesquisa para a academia e sociedade?
ARAÚJO, R. M.; GOMES, F. P.; LOPES, A. O. B. Pesquisa em Administração: qualitativa ou quantitativa. Revista das Faculdades Integradas Vianna Júnior, Juiz de Fora, v. 3, n. 1, 2012. p. 151-175, BECHARA, J.P., & VAN DE VEN, A.H. Triangulating philosophies of science to understand complex organizational and managerial problems. Research in the Sociology of Organizations, v. 32, 2011. p. 343-364. HASSARD, J.; COX, J. W.; ROWLINSON, M. Where are the old theories of organization? Propects for retrospection in organization theory. Academy os Management Review, v. 38, n. 2, 2013. p. 309-313.