Resumo

Título do Artigo

LGBT(QI+) EM DISCURSOS: um estudo do cotidiano empresarial da comunidade LGBTQI+ na revista Exame online
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Palavras Chave

Comunidade LGBTQI+
Cotidiano
Revista de negócios

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Carlos Gustavo Assis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG - Faculdade de Ciências Econômicas - FACE/UFMG
2 - Gabriel Farias Alves Correia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Campus Pampulha
3 - Chiara Gomes Costanzi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE
4 - Juliana Cristina Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - PROFIAP

Reumo

Permeia as discussões críticas no contexto dos estudos organizacionais sobre as revistas de negócios brasileiras o que se chama de literatura pop-management (WOOD Jr.; PAES DE PAULA, 2014). Tal literatura é lida por este campo como aquela que reproduz acriticamente discursos hegemônicos do setor privado e de revistas estrangeiras sem uma perspectiva crítica. Nelas, os conflitos inerentes às relações sociais são ignorados e persegue-se uma homogeneização dos sujeitos. O cotidiano dos sujeitos, porém, é uma perspectiva que permite evidenciar uma série de resistências subjetivas.
O objetivo deste trabalho é compreender a significação do cotidiano empresarial do público LGBTQI+ veiculado na revista de negócios Exame online, a partir de reportagens selecionadas dentro do período de janeiro de 2017 a maio de 2018.
Partimos, neste trabalho, da perspectiva de Teixeira et al. (2015) de análise do cotidiano discursiva e ideologicamente construído a partir de publicações midiáticas, e tendo como principal aporte teórico a analítica do cotidiano de Michel de Certeau, para isto são postos em foco conceitos de cotidiano e os aspectos ideológicos das revistas de negócios brasileiras. Além disso, trazemos a baila uma discussão sobre sexo, gênero e orientação sexual, discutindo sobre as transgressões de padrões disciplinadores de corpos e de práticas a partir da comunidade LGBTQI+.
A partir de uma epistemologia interpretativa e de um método indutivo, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que se refere à análise de discursos de uma mídia de negócios sobre o público LGBTQI+: a revista Exame online. A AFD (Análise Francesa do Discurso) foi a abordagem teórico metodológica utilizada (MAINGUENEAU; 2006; PÊCHEUX, FUCHS, 1997), a qual traz a concepção teórica de discurso como sendo textos em contextos (VAN DIJK, 1997). A coleta foi feita no ambiente virtual da revista, referente a publicações ocorridas no período de janeiro de 2017 a maio de 2018.
Com frequência, notícias e reportagens apresentadas por diversas mídias reforçam ideias e estereótipos sobre a comunidade LGBTQI+. Segundo Gonçalves (2017), em muitas dessas, o foco narrativo não contribui para gerar entendimento sobre pessoas incompreendidas pela sociedade. No entanto, a prática jornalística faz mais do que informar o cidadão. Quando bem realizadas, as reportagens acessam ideias, crenças e atitudes e podem contribuir para modificar o cenário de desigualdade e dar espaço às vozes marginalizadas (GONÇALVES, 2017).
Diante da análise do discurso das reportagens, foi possível perceber como são utilizadas estratégias com o objetivo de colocar os sujeitos da comunidade LGBTQI+, tratados constantemente como minorias, em condição de passividade frente ao contexto empresarial, objetificando histórias de vida e luta. A pauta de diversidade é, em grande parte, colocada como uma “estratégia” adotada pelas empresas de diversificação de produtos para ampliação da geração de lucros, de busca de soluções mais “criativas”, ou rearticulação dos produtos e propagandas para atender aos anseios das “minorias”.
GONÇALVES, G. O. Signo da diversidade: narrativa e compreensão jornalística com pessoas LGBT. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 168 p. 2017. TEIXEIRA, J. C.; CARRIERI, A. P.; PEIXOTO, T. C. O cotidiano da cidade de Belo horizonte na revista Veja BH: a classe média alta, a cidade poderosa e os dilemas do planejado versus o vivido. Revista Gestão & Conexões, v. 4, n. 2, 2015. WOOD, T.; PAES DE PAULA, A. P. Pop-management literature: popular business press and management culture in Brazil. Canadian Journal of Administrative Science. 2008.