Resumo

Título do Artigo

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DA AUDITORIA INTERNA: ESTUDO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Auditoria Interna
Capacitação
UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Rubens Carlos Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Departamento de Física

Reumo

A Auditoria Interna estrutura-se em procedimentos com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado para a realização das suas atividades e na busca de acrescer valor ao resultado da organização. Face a quantidade reduzida de profissionais nas unidades de Auditoria Interna (AUDIN) ou, até mesmo, pela falta de capacitação adequada, pode haver o não cumprimento de obrigações estabelecidas nos normativos vigentes, possibilitando a diminuição e fragilização dos controles existentes e ocasionando um descompasso entre o exigido e o efetivamente praticado (Pickett, 2010).
A participação em ações de capacitação resulta na qualificação e atualização das atribuições regimentais do auditor interno e de sua equipe de apoio, bem como o aperfeiçoamento de métodos e técnicas de auditoria. Diante disto, a questão de pesquisa é: De que forma ocorre o processo capacitação dos servidores lotados na Auditoria Interna das Universidades Públicas Federais brasileiras? No intuito de responder esta questão de pesquisa, o objetivo geral deste trabalho é analisar as capacitações que os profissionais lotados na Auditoria Interna participaram durante o ano de 2016.
O conhecimento técnico e a capacidade profissional são obtidos com a participação dos servidores em cursos, treinamentos, fóruns e seminários os quais visam o aperfeiçoamento das técnicas e métodos utilizados pelos servidores em busca de: aumento da produtividade no desenvolvimento das atividades; aprimoramento na análise dos dados coletados nas auditorias; possibilidade de desenvolver atividades mais complexas; motivação; e atualização dos conhecimentos, face o Estado estar em contínuo processo de transformação, demandando requalificação para atender a novas demandas.
Por meio de uma pesquisa descritiva, com utilização de análise documental dos relatórios Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT) e do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT), buscou-se identificar as ações de capacitação planejadas e confrontar com as ações evidenciadas como realizadas, ou não, sendo coletados os dados relacionados e evidenciados à capacitação e tabulados no programa de planilhas eletrônicas. A amostra pode ser considerada censitária, tendo em vista que foram analisados todos os relatórios emitidos pela população pesquisada.
As 60 AUDIN´s possuem um total de 335 servidores, destes, 94,34% dos servidores possuem graduação em alguma área acadêmica. Das 332 ações de capacitações planejadas, 202 (60,84%) não foram realizadas, ao passo que 216 ações foram realizadas sem prévio planejamento. A participação deu-se 54,03% de forma presencial e 45,97% à distância. Sendo 74,55% do total de ações ofertadas por entidades públicas e 75,34% de forma gratuita. A participação no FONAI contou com a presença de 50 (83,33%) universidades e foi o principal evento pago. Cada servidor teve em média 84,79 horas de treinamentos.
A partir das análises feitas, conclui-se que o planejamento da participação de servidores em cursos é somente o cumprimento da formalidade normativa que assim o obriga, dado que do total de ações de capacitações planejadas, somente 30,36% foram realmente realizadas, não sendo fornecido nos relatórios PAINT/RAINT maiores detalhes de quais os cursos e eventos considerados necessários, sem realmente pesquisar e detalhar as necessidades latentes da equipe, no intuito de atender as reais necessidades do corpo funcional e, por fim, os objetivos estratégicos da entidade.
Abbad, G. D. S., & Mourão, L. (2012). Avaliação De Necessidades De Td&E: Proposição De Um Novo Modelo. Revista de Administração Mackenzie, 13(6), 107–137. https://doi.org/10.1590/S1678-69712012000600006 Pickett, K. H. S. (2010). The Essential Handbook of Internal Auditing (3rd ed.). United Kingdom: John Wiley & Sons Ltd. Tasca, J. E., Ensslin, L., & Ensslin, S. R. (2012). A avaliação de programas de capacitação: um estudo de caso na administração pública. Revista de Administração Pública, 46(3), 647–675. https://doi.org/10.1590/S0034-76122012000300002