Resumo

Título do Artigo

Habilidades Exigidas e Efetivas do Gerente de Projetos da Região Sudeste Brasileira: Um Estudo de Competências Utilizando o Modelo de Quinn et al.
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Palavras Chave

Competências Gerenciais
Gerente de Projetos
Gerenciamento de Projetos

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Moises Luna Brandão
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - PPGA
2 - Marcos Antonio Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Antôni
3 - Uajará Pessoa Araújo
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II
4 - Daniel Rocha Silva
-
5 - Amanda Fontes Silva
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II

Reumo

Cada vez mais tem crescido o número de organizações que adotam práticas de gerenciamento de projetos. Gerenciar projetos envolve aplicar conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas, ao longo do seu ciclo de vida, com o objetivo de atender aos seus objetivos (PMI, 2013). Por isso, identificar as competências efetivas e exigidas dos gerentes de projeto é importante para ampliar os resultados dos projetos. Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar um comparativo entre as competências exigidas e efetivas dos gerentes, baseando-se no modelo de competências gerenciais de Quinn et al.
Para Le Boterf (1994) competência é a combinação de conhecimento, habilidades e atitudes pertinentes e desejadas a uma determinada função. O modelo de Quinn et al (2003) apresenta diferentes competências associadas aos gestores. Com isso, associando estas competências no contexto de gerenciamento de projetos, o PMI (2014) reforça que as competências exigidas e efetivas são diferentes, visto pelo processo dinâmico que os projetos acontecem.
Em conformidade com a necessidade de desenvolver as competências em equilíbrio com as necessidades dos projetos, este artigo busca identificar a relação entre habilidades exigidas pelas organizações e as habilidades que os gerentes de projetos possuem, a partir da contribuição dos próprios gerentes de projetos, por meio da aplicação de um questionário. Para tanto, foi utilizado como base o modelo de competências gerencias de Quinn et al. (2003).
Utilizou-se um questionário com 32 perguntas associadas ao modelo apresentado por Quinn et al. (2003). As perguntas tinham relação com as competências ou habilidades exigidas e efetivas dos gerentes de projeto. As respostas foram em escala Likert de 1-7 pontos. Considerou-se apenas as respostas de gerentes atualmente atuantes no mercado de trabalho, na região sudeste do Brasil.
127 gerentes de projeto externaram as suas respostas em escala Likert de 1-7 pontos. O perfil dos entrevistados é masculino, 31-40 anos, casado, com Especialização, salário entre 5-10 mil e certificado na área. Em relação as competências, é mais exigido a influência na organização. São mais efetivas do que exigidas as competências relacionadas ao tratamento sensível e cuidado com a equipe, experimentação de novas ideias e conceitos, empatia e interesse em lidar com os subordinados e estimulo à participação do grupo nos processos grupais de tomada de decisão.
Esta pesquisa buscou contribuir no acervo de estudos sobre competências, principalmente no que tange ao gerente de projetos, tal qual realizado por González, Casas e Coronado (2013) e Paiva e Ferreira (2013). Os primeiros buscaram descrever e avaliar as características que compõem o perfil do gerente de projetos. Já Paiva e Ferreira (2013) investigaram as competências dos gerentes na área de TI de empresas do triangulo mineiro. Além disso, percebeu-se que, na maioria das vezes, os gerentes compõem os níveis hierárquicos altos e possuem forte influência no processo de tomada de decisão.