Resumo

Título do Artigo

PRESENÇA DE CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS NOS FUNCIONÁRIOS DA AGÊNCIA DO EMPREENDEDOR DE GUARAPUAVA/PR
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão Pública
Empreendedorismo
Características Empreendedoras

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Marcelo Fernando Viante
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Mestrado Profissional em Administração
2 - Sandra Mara de Andrade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz

Reumo

A criação de novos negócios fomenta os meios de produção e os processos de inovação, esse processo de criação está ligado ao empreendedorismo. Assim, características empreendedoras estão presentes em empresários e funcionários públicos e privados. Esse conjunto de características é fundamental para os atuais empreendedoras e para os futuros empreendedoras que buscam a formalização.
A questão norteadora do presente artigo é: os funcionários da Agência do Empreendedor possuem características empreendedoras? Tendo como objetivo principal, identificar a presença de características empreendedoras nos funcionários da Agência do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Guarapuava/Pr. Serão estudados os sete funcionários que compõem o quadro funcional do ano de 2017.
A fundamentação teórica foi estruturada em duas partes: a primeira trata brevemente sobre a importância do empreendedorismo e o conceito de intraempreendedor. A segunda parte apresenta as características empreendedoras presentes na literatura e os conjuntos de características presentes nos empreendedores.
A presente pesquisa enquadra-se como qualitativa e descritiva. Para coleta de dados foi aplicada uma entrevista semiestrutura nos funcionários do órgão em estudo, com oito perguntas cada uma referente a uma característica empreendedora pré-selecionada.
Notou-se que dos sete funcionários entrevistados, todos apresentaram pelo menos a presença de uma das oito características em estudo. Sendo que as característica de perseverança, iniciativa e comprometimento foram as mais presentes, enquanto que a característica de redes de contato a menos presente nos entrevistados.
Assim conclui-se que com a presença dessas características os funcionários podem desenvolver um bom trabalho no atendimento aos futuros empreendedores da região, ajudando no desenvolvimento social e econômico do município.
DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo, McGraw-Hill, 1989. SERTEK, Paulo. Empreendedorismo. Curitiba, Ibpex. 2011. ZAMPIER, Marcia Aparecida e TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch. Competências empreendedoras e processos de aprendizagem empreendedora: o modelo conceitual de pesquisa. Cadernos Ebape.br. Rio de Janeiro, Jul. 2011