Resumo

Título do Artigo

Confiança, Comprometimento e Cooperação: uma discussão em Redes Interorganizacionais
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Redes Interorganizacionais
Categoriais sociais
Estudo bibliométrico

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - NILSON CÉSAR BERTÓLI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Campus
2 - AMANDA KEREN FROIS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Reumo

Os estudos de redes interorganizacionais (RI) existem há algum tempo, porém nas últimas três décadas têm recebido maior atenção, devido às novas formas de competição, a descentralização e a flexibilidade dos arranjos produtivos e à maturidade do tema na academia, o que tem propiciado discussões, inclusive envolvendo categorias sociais, como as principais influenciadoras no desenvolvimento das redes, pois, conforme se alteram as relações sociais, como de confiança, de comprometimento e de cooperação, alteram-se as configurações da rede.
Este trabalho pretende verificar, por meio de uma pesquisa bibliométrica, se as três categorias sociais, confiança, comprometimento e cooperação, estão sendo discutidas conjuntamente nas pesquisas realizadas em redes interorganizacionais. Sabe-se que essas categorias são analisadas na maioria das vezes separadamente, o que justifica esse estudo como contribuição para os estudos de RI.
As categorias confiança, comprometimento e cooperação são bastante investigadas em redes interorganizacionais, não se tratando de assuntos novos na temática de RI. Apesar da convergência no reconhecimento da importância das três categorias, mesmo que sempre numa análise de cada categoria isolada ou em pares, nota-se a ausência de artigos que buscaram a interface das três categorias de forma conjunta (MORGAN; HUNT, 1994; PEREIRA, 2002; BALESTRIN; VARGAS, 2004; BRITTO, 2004; BERTÓLI; GIGLIO; RIMOLI, 2015).
A pesquisa realizada é uma pesquisa bibliométrica com o objetivo verificar se as três categorias sociais, confiança, comprometimento e cooperação, estão sendo discutidas conjuntamente nas pesquisas realizadas em RI. Buscou-se artigos científicos publicados no período de 2008 a 2017, nas bases Proquest, Ebsco e Scielo. A coleta foi realizada eletronicamente, utilizando como critérios de busca, os artigos com as palavras Network/Redes, Trust/Confiança, Commitment/Comprometimento e Cooperation/Cooperação, por busca geral, por resumos e por títulos, de forma individual e em conjunto.
Na base de dados Proquest, existem poucos trabalhos internacionais que buscam a ligação entre as três categorias selecionadas para este artigo, conforme se vê na frequência dos cruzamentos. No portal Scielo, a conclusão é a mesma apresentada nos resultados do portal Proquest, ou seja, são raros ou até mesmo inexistentes trabalhos brasileiros que buscam a ligação entre confiança, comprometimento e cooperação em RI, conforme os cruzamentos realizados. No portal EBSCO, a conclusão é a mesma apresentada nos resultados dos portais Proquest e Scielo.
Pode-se observar que partir da base teórica é possível construir uma proposta da interface entre as três categorias, pois é notório nas bases Proquest, Ebsco e Scielo, a temática RI tratar-se de um assunto cada vez mais investigado. Porém, os resultados indicaram, de um modo geral, nas três bases investigadas, que o trabalho caracteriza-se por certo ineditismo, pois a ligação ou a interface colocada como objetivo deste artigo, em verificar a existência das três categorias sociais, confiança, comprometimento e cooperação, é raramente encontrada na literatura quando discutida conjuntamente.
GIGLIO; HERNANDES, 2012; KLEIN; PEREIRA, 2013; GIGLIO; CARVALHO, 2013; WEGNER; PADULA, 2013; BERTOLI; GIGLIO; RIMOLI, 2015; GIGLIO; BERTOLI; SIMONETTO, 2015; DAS; TENG, 2004; HERNANDEZ; MAZZON, 2005; BEUGELSDIJK, 2006; HOFFMANN; MORALES; FERNANDES, 2004; BOEHE; BALESTRO, 2006; GIGLIO; RIMOLI; SILVA, 2008; LORANGE; ROOS, 1991; LARSON, 1992; MAYNTZ, 1993; OLAVE; AMATO, 2001; NEGRINI; WITTMMANN, 2007; GRANOVETTER, 1985; LARSON, 1992; GRANDORI; SODA, 1995; CARRIERI, 2001; WITTMANN; NEGRINI; VENTURINI, 2003; VIZEU, 2003; CARNEIRO DA CUNHA, 2006; BUTLER, 2010; VERSHOORE; BALESTRIN, 2010