1 - MARIA CECILIA ALVES PEREIRA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - asa norte
2 - LUCIANA DO NASCIMENTO LANCHOTE -
3 - Marcelo Gagliardi CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - Asa Norte
Reumo
As mídias e redes sociais são utilizadas desde a manutenção de ciclos de amizade quanto para pesquisas sobre serviços e produtos. É nesse ambiente que surgem novas formas de empreendedorismo e que formadores de opinião, chamados agora de influenciadores digitais, ganham destaque. Visando entender as estratégias utilizadas pelos influenciadores digitais, este trabalho utiliza como sujeito de pesquisa, o influenciador digital Gulagramdf para coleta de dados e percepções, visto o grande destaque do perfil e seu rápido crescimento.
Como problema de pesquisa buscou-se entender de que forma o influenciador digital Gulagramdf utiliza estratégias de marketing para influenciar a decisão de compra dos consumidores? E, especificamente: definir principais estratégias de marketing utilizadas pelo perfil; verificar quais parâmetros são considerados pelo influenciador digital na hora de fazer publicações sobre alguma empresa, produto ou serviço; verificar se o influenciador digital utiliza da teoria do marketing 4.0.
A base teórica passa pela história do marketing e a evolução das tecnologia, principalmente caracterizando a internet, a diferença entre midias e rede sociais e traz uma releitura das fases do Marketing. Com toda modernidade, apresenta a gestão dos influenciadores digitais e sua importância na atualidade. Utiliza como base os conceitos de Marketing 1.0 a 4.0 de Philip Kotler.
A pesquisa pode ser nomeada descritiva, pois, objetiva a “descrição das características de determinada população ou fenômeno” (Gil, 2017) e foi abordada de forma qualitativa. A unidade de análise utilizada para o estudo de caso (Yin, 2015) é o perfil de Instagram do Gulagramdf, escolhido por ser o pioneiro entre os “instafoods” e a interpretação baseia-se na análise de conteúdo (Bardin, 2011)
O perfil Gulagramdf apresenta as características de influenciador digital que são: popularidade, reputação, autoridade e visibilidade. Sempre muito preocupado com sua credibilidade nas redes e mídias, faz questão de postar somente o que acredita e vai de encontro à ideologia do Gulagramdf. O perfil está presente em diversas mídias e redes sociais, em várias plataformas para que diferentes públicos sejam atingidos. Ele utiliza o marketing 3.0, focado nos valores, na ética e a não postagem de publicação negativa em suas páginas reflete os valores e princípios dos administradores do perfil.
Neste trabalho foram abordados: a evolução da internet, do marketing, mídias e redes sociais e ainda o conceito de influenciador digital. Como contribuição teórica, destaca-se a releitura da Evolução do marketing (imagem 1) que vem ilustrar a teoria apresentada. O sucesso do perfil é resultado de muito esforço e comprometimento dos administradores, que apesar de estratégias de marketing serem empregadas, o que fez com que o perfil evoluísse foi a dedicação direta dos administradores.
BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BUENO, Wilson da Costa (Org.). Estratégias de comunicação nas mídias sociais. São Paulo: Manole, 2015.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: do produto e do consumidor até ao espírito humano. Portugal: Actual, 2011.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
YIN, Robert K.. Estudo de caso: planejamento e métodos.5.ed.Porto Alegre:Bookman, 2015