Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO EM EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS: O QUE SABEMOS ATÉ AGORA?
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Palavras Chave

Inovação
Turismo
Empreendimentos hoteleiros

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Erick William Pereira
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu/SC
2 - Alessandra Yula Tutida
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu

Reumo

Entender a forma como as empresas inovam e conseguem aumentar sua competitividade no mercado é fator chave para que as mesmas obtenham sobrevivência a longo prazo, sempre focando nos consumidores para obter um entendimento sobre o que eles procuram no mercado no que tange a necessidades e desejos. A inovação tem sido estudada em diversos setores, porém chega de certa forma com um pouco de atraso no turismo e existe um amplo campo a ser explorado (HJALAGER, 2010; CARVALHO, COSTA, 2011), podendo mudar a forma com que as organizações atuam em seus mercados, gerando novas oportunidades de negócio.
Este trabalho objetiva apresentar um levantamento teórico sobre a inovação no turismo e lacunas teóricas sugeridas para um maior aprofundamento sobre o tema. A análise histórica contida neste trabalho busca orientar o leitor a respeito das abordagens influentes que caracterizam a inovação no setor hoteleiro da indústria turística. Há a necessidade em se apresentar de que forma as organizações na indústria turística inovam, sendo base para consulta a outros pesquisadores e organizações que desejam entender o papel da inovação.
Definir o que é a inovação em empreendimentos hoteleiros pode ser um grande desafio. Ela pode ser descrita como uma estratégia de defesa da organização (HJALAGER, 1997), processo, prática ou método novo de fazer as coisas (OECD, 2006), ações usadas como forma de evolução organizacional, por meio da combinação de fatores (SARKAR, 2010), oferta de produtos e serviços diferentes dos existentes anteriormente (BROOKER; JOPPE, 2014), e a criação de novos serviços ou novas formas de gerenciamento (VERMA et. al., 2008; DURST. et. al., 2015; MARAVIC, KRIZAJ, LESJAK, 2015).
O que então sabemos sobre a inovação em empreendimentos hoteleiros? Para pequenos hotéis, realizar grandes inovações pode ser difícil pela falta de capital e profissionais com ideias inovadoras, além de um ambiente que permita estas ideias serem testadas e implantadas pela gestão, características estas necessárias para que os empreendimentos inovem. Hjalager (2002) corrobora esta afirmação dizendo que a inovação pode estar ligada ao porte da empresa, quanto maior, maior sua possibilidade de inovar, no entanto, Tejada e Moreno (2013) rejeitam a ideia quanto maior a firma, mais inovadoras.
Foi possível perceber que o turismo se apropria de conceitos da inovação advindos da economia, e aos poucos consegue-se criar algumas nomenclaturas que tentem explicar como se caracteriza a inovação em empreendimentos hoteleiros, ainda sem sucesso. Além disso, as características da inovação são diversas, sendo estudadas em países desenvolvidos, necessitando-se uma abordagem mais aprofundada nos países em desenvolvimento. Deste modo, pode-se considerar que as pesquisas a respeito deste tema precisam ser intensificadas inclusive no Brasil. Também foram investigadas as lacunas sobre a inovação.
ABERNATHY, W. J.; CLARK, K. B. Innovation: Mapping the winds of creative destruction. Research Policy, v.14, p.3-22, 1985. VERMA, R.; ANDERSON, C.; DIXON, M.; ENZ, C.; THOMPSON, G.; VICTORINO, L. Key elements in service innovation: Insights for the hospitality industry. Cornell Hospitality Roundtable Proceedings, v.1(1), P.6-12, 2008. HJALAGER, A. M. A Review of Innovation Research in Tourism. Tourism Management, 31: 1-12. (2010). BILGIHAN, A.; NEJAD, M. Innovation in hospitality and tourism industries". Journal of Hospitality and Tourism Technology, v.6, 3. ed, 2015.