Resumo

Título do Artigo

INDISSOCIABILIDADE UNIVERSITÁRIA VISTA PELOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES DO SUL DO PAÍS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Indissociabilidade
Discente
Ensino-pesquisa-extensão

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - CRISTIAN MARCIANO KUSTER
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - Departamento de Contabilidade
2 - Yuri Schleich Klug
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
3 - Flavia Czarneski
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
4 - Débora Gomes Machado
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPGCC

Reumo

O presente trabalho apresenta um entendimento e vivência universitária sob o tripé ensino-pesquisa-extensão, denominado de Indissociabilidade Universitária. Essas funções básicas merecem igualdade em tratamento por parte das instituições de ensino superior, que, do contrário, violarão o preceito legal, sendo o assentamento da Universidade, o que exige, no nível mais abrangente de análise, sempre uma perspectiva que inclua as atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre as quais, como numa “Santíssima Trindade”, há igual importância e íntima unidade.
O problema de pesquisa é: Qual o conhecimento dos discentes sobre a Indissociabilidade Universitária na Graduação? Assim, o objeto da pesquisa é identificar a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no sul do país acerca do instituto da Indissociabilidade Universitária, ou seja, ensino-pesquisa-extensão, bem como, como o Curso de Ciências Contábeis desta Universidade se situa quanto ao tema da Indissociabilidade Universitária.
O termo indissociabilidade remete à ideia de algo que não existe sem a presença do outro, de modo que não há hierarquia entre seus integrantes. (GONÇALVES, 2015). Santos (2005) destaca que só há Universidade quando há formação graduada e pós-graduada (ensino), pesquisa e extensão, sendo ofertados pela Instituição de Ensino Superior (IES). De acordo com Rays (2003), a pesquisa necessita, ao lado do ensino e da extensão constituir-se como uma atividade progressivamente constante nos meios acadêmicos, nas atividades de difusão de conhecimentos e de intervenção em problemas efetivos da sociedade.
Foi aplicado um questionário de 35 questões, com perguntas fechadas sobre o tema com o fim de perceber o conhecimento e a opinião dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Sul do País. Os respondentes foram todos aqueles regularmente matriculados no período da pesquisa e a amostra válida foi de 110 discentes, totalizando 25,11% da população. O questionário foi transcrito e aplicado através da ferramenta Google Docs®, e enviado para todos os discentes matriculados no Curso no período que dispunham de e-mail no cadastro acadêmico.
Perante os dados coletados pode se averiguar que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão deve se materializar frente a construção da influência da gestão e no fato de diversos setores acadêmico e administrativo, bem como os mesmos compreenderem a necessidade precípua desses ativos incorporados às universidades, uma vez que este se apresenta como um pilar fundamental ao ambiente universitário. Também, verifica-se que, no geral, que os acadêmicos possuem uma visão muito limitada do que é viver universidade e sobre os inúmeros caminhos experienciais que ela pode proporcionar.
O levantamento realizado mostra que há deficiências na aplicação integral dos pressupostos deduzidos da Indissociabilidade Universitária. Visualiza-se incerteza do discente quanto aos conceitos da Indissociabilidade, falta de incentivo e divulgação dos projetos de pesquisa e de extensão da Instituição e do Curso, além da realização discente da não existência de hierarquia entre ensino, pesquisa e extensão, com escassez de divulgação e oportunidade de aproveitamento do ambiente universitário para a sociedade, especialmente à comunidade local, algo presente no dia-a-dia do profissional contábil.
GONÇALVES, N. G. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: um princípio necessário. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1229 - 1256, set./dez. 2015. RAYS, O.A. Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade. Revista do Centro de Educação: Cadernos: edição: 2003 – Nº 21. SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.