Resumo

Título do Artigo

AS TIPOLOGIAS DE INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES EGRESSAS DE INCUBADORAS DE BASE TECNOLÓGICA
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Palavras Chave

Capacidade inovativa
Inovações organizacionais
Vantagem competitiva

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Clarice Vepo do Nascimento Welter
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - Ijui
2 - Jorge Oneide Sausen
FACULDADE MERIDIONAL (IMED) - IMED Business School - PPGA
3 - Gabriela Cappellari
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - Ijuí

Reumo

A inovação é um dos maiores desafios das organizações para manutenção de vantagem competitiva sustentável. Pode-se inferir que as organizações que mais se destacam em rentabilidade são aquelas que investem com maior eficiência e eficácia em inovação e geram produtos, serviços e negócios inovadores de forma contínua (BONINI; SBRAGIA, 2011). O desenvolvimento de inovações consiste no principal meio que as organizações possuem para se manterem competitivas frente ao ambiente altamente mutável. Logo entender o processo de desenvolvimento de capacidade inovativa é relevante diante este contexto.
Problema: Quais as evidências das tipologias de inovação existentes em organizações egressas de incubadoras de base tecnológica que contribuem para o desenvolvimento da capacidade inovativa. Objetivo: O objetivo principal desta pesquisa foi identificar e classificar as inovações desenvolvidas em organizações egressas de incubadoras de base tecnológica, descrevendo as evidências de sua existência.
A capacidade inovativa é fator determinante para o sucesso das organizações inseridas em ambientes dinâmicos e competitivos, logo, o seu desenvolvimento conduz as empresas ao sucesso. O sucesso e a sobrevivência da organização dependem de sua capacidade de inovar, criar valor para desenvolver novos produtos e/ou mercados por meio do alinhamento da orientação estratégica com comportamentos e processos inovadores. Neste estudo, a capacidade de inovação terá como base o modelo de Wang e Ahmed (2004), que inclui cinco dimensões: inovação de produto, processo, mercado, comportamental e estratégica.
Trata-se de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa e de natureza descritiva. Foi realizada por intermédio de estudo de casos múltiplos buscando investigar 21 organizações egressas de IEBT, identificado suas tipologias de inovação. Para coleta de dados utilizou-se as técnicas de pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas em profundidade. Para análise dos dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os dados foram organizados seguindo as três fases: a) pré-análise, b) exploração do material e c) tratamento dos resultados, inferência e interpretação.
As empresas possuem inovações de produto tanto em nível incremental quanto radical. A inovação de mercado condiz com a introdução de produtos altamente inovadores e o monitoramento da concorrência. A inovação de processo refere-se à utilização de novas tecnologias, desenvolvimento de novas abordagens e métodos produtivos flexíveis. A inovação comportamental condiz com a abertura dada à equipe e incentivo em buscar novas formas para desempenhar as tarefas. A inovação estratégica refere-se à capacidade das empresas em investimento em P&D e de assumir riscos e o uso de suportes técnicos.
Nas empresas investigadas, foi possível concluir que elas apresentam todas as tipologias do modelo de Wang e Ahmed (2004), no entanto, a inovação de mercado e estratégica aparecem em menor grau em relação a inovação de produto, processo e comportamental. Julga-se que este estudo traz importante contribuição acadêmica, cooperando com o debate teórico ao trazer as capacidades dinâmicas sob o enfoque de um dos seus três elementos componentes, a capacidade inovativa. Contribui, também, no sentido de expor como as empresas egressas de IEBT desenvolvem sua capacidade inovativa.
SCHUMPETER, J. The Theory of Economic Development. Harvard University Press, Cambridge Massachusetts, 1934. TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3ª. ed. Porto Alegre: 2008. WANG, C. L. AHMED, P. K. The Development and Validation of the Organisational Innovativeness Construct Using Confirmatory Factor Analysis. European Journal of Innovation Management, v. 7, n. 4, p.303-313, 2004. WANG, C. L.; AHMED, P. K. Dynamic capabilities: A review and research. International Journal of Management Reviews, Oxford, v. 9, p. 31-51, 2007.