Resumo

Título do Artigo

VISÃO BASEADA EM RECURSOS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM UMA BASE DE DADOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Visão baseada em recursos
Web of Science
Bibliométrico

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Camila Paulus Link
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - PPGCCA
2 - Givanildo SIlva
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
3 - Leani Laueramann Koch
-

Reumo

A Visão Baseada em Recursos (VBR) se destaca como uma das principais correntes teóricas no que tange a estratégia desde a década de 1980 (NEWBERT, 2007). Assim, nota-se que a visão baseada em recursos se fundamenta na administração de recursos tangíveis e intangíveis, como também na heterogeneidade empresarial e nas variáveis que geram impacto na dinâmica setorial, resultando na vantagem competitiva para determinadas firmas (BARNEY, 1991), podendo ser pelo posicionamento (WERNERFELT, 1984) e/ou pela sustentabilidade (DIERICKX; COOL, 1989).
Propõe-se, nessa pesquisa, investigar a seguinte questão: quais as características das produções científicas mais citadas na base de dados da Web of Science sobre a visão baseada em recursos? Assim, o objetivo proposto é analisar as características das produções científicas mais citadas na base de dados da Web of Science sobre a visão baseada em recursos.
O ponto central da VBR é a análise dos recursos, das competências e das capacidades das organizações que as tornam únicas e são fontes de vantagem competitiva. A empresa terá uma vantagem competitiva quando criar valor para o mercado por meio de seus recursos. As competências são como um conjunto de habilidades necessárias para coordenar e alocar os recursos da empresa para o cumprimento das tarefas necessárias para a concepção e prática de inovações. A capacidade das organizações é uma combinação de recursos e competências que levam a construção do seu know-how (HII; NEELY, 2000).
O estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental. Em relação aos objetivos, a pesquisa é exploratória descritiva e a abordagem dos dados de forma quantitativa, sendo definido como um estudo bibliométrico. A coleta de dados foi na base internacional da Web of Science, com filtro de pesquisa os tópicos: Resourse- Based View, selecionando artigos das áreas de Administração e Negócios. Resultando em 3955 artigos, dos quais selecionou-se os 500 artigos mais citados para compor a amostra. Para uma análise robusta, as informações foram tratadas por meio dos softwares Excel, Wordclouds e Ucinet
Nos resultados encontrados nota-se que há uma maioria de publicações citadas entre os anos de 1999 e 2011; a obra mais citada é do autor Wernerfelt; a maior incidência é de dois autores por artigo; o jornal de maior quantidade de artigos pertencentes à amostra é o Strategic Management Journal, com 133 artigos; a palavra mais encontrada nos títulos foi: firmas; 85 autores são responsáveis por 51,60% das publicações, enquanto que os demais 876 autores publicaram 48,40% dos artigos. Na análise das redes evidencia-se que 12 autores tiveram três ou mais artigos publicados como autores principais.
Os resultados desta pesquisa poderão ser úteis a todos os interessados nos trabalhos científicos desenvolvidos na área de Ciências Sociais Aplicadas, e espera-se que este artigo sirva como base para o desenvolvimento de outras pesquisas e contribua para o levantamento de informações sobre as publicações nacionais e internacionais com abordagem sobre a VBR.
BARNEY, J. Firm resources and sustained competitiveadvantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991. HII, J.; NEELY, A. Innovative capacity of firms: on why some firms are more innovative than others. 2000. NEWBERT, S. Empirical research on the Resource Based View of the firm: An assessment and suggestions for future research. Strategic Management Journal, v. 28, p. 121-146, 2007. WERNERFELT, B. A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, USA, v. 5, n. 2, p. 171-180, 1984.