Resumo

Título do Artigo

Plano de Ação para a Melhoria da Performance do Setor de Licitações de uma Instituição Pública de Ensino
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração Pública
Compras Públicas
Indicadores de desempenho

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Ana Carolina de Azeredo Pugliese
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Niterói
2 - Saulo Barbará de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

A nova administração pública visa contemplar o princípio da eficiência e um dos meios para verificar o atendimento ao princípio da eficiência é através da mensuração do desempenho. As compras públicas destacam-se no atual cenário devido ao seu papel no alcance dos objetivos estratégicos através de aquisições e contratações eficientes que otimizem qualidade e recursos, bem como o impacto no ciclo socioeconômico do país. Assim, torna-se necessário a área de compras públicas buscar ferramentas que permitam objetivamente medir, demonstrar os resultados e buscar melhorá-los de forma contínua.
Assim, o problema direcionador do trabalho é a falta de mensuração das atividades da área de licitações de uma instituição de ensino e tem como objetivo pesquisar e propor a instituição meios de iniciar as atividades de mensuração deste setor, capazes de monitorar, controlar e melhorar o desempenho do setor de licitações de modo planejado e contínuo.
O referencial teórico foi estruturado de forma a abordar os principais conceitos relacionados à administração pública, compras públicas, gestão da qualidade e indicadores de desempenho.
Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa. A pesquisa foi classificada quanto aos fins como aplicada com o objetivo de resolver o problema do estudo e quanto aos meios a pesquisa foi classificada como estudo de caso, bibliográfica, documental e de campo. A Pesquisa bibliográfica foi desenvolvida por meio de livros, artigos científicos e leis, a pesquisa documental explorou os documentos internos da instituição e a pesquisa de campo se valeu de dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas que foram tratadas técnica de análise de conteúdo.
Para a análise dos resultados foi realizado a análise de conteúdo das entrevistas semi-estruturadas relacionando o exposto pelos entrevistados com o referencial teórico. Posteriormente, também com base no exposto pelos entrevistados foi proposto um plano de ação de forma a iniciar as atividades de mensuração do setor de licitações da instituição de ensino.
Conclui-se que a adoção de um sistema de medição é um meio eficaz que permite a comparação do planejado com o realizado, bem como promove uma melhoria contínua nos processos. Considerando os resultados obtidos através das entrevistas no setor de licitações que a mensuração de desempenho é necessária ao melhor planejamento e desenvolvimento do setor, bem como é um meio de proporcionar a gestão ferramentas de acompanhamento das compras e contratações e do valor a ser agregado às licitações do instituto, é proposto o plano de ação para a criação de um painel de indicadores.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 27 de set. 2017. _______. Lei 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 25 de maio de 2017. ALEXANDRINO, M; PAULO, V. Direito administrativo descomplicado – 24. Ed – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2016.