Resumo

Título do Artigo

O FENÔMENO DO EMPREENDEDORISMO COMO UMA NOVA FASE DA CARREIRA DA GERAÇÃO BABY BOOMER
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Carreira
Aposentadoria
Baby boomer

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Vitor de Sousa Mendes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
2 - LUCIANA FERREIRA DA SILVA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - CAMPUS ITAPERI - FORTALEZA
3 - Ana Cristina Batista dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de pós graduação em Administracão

Reumo

É comum o pensamento de que quem trabalha sonha poder um dia aposentar-se, finalmente parar de trabalhar após longa e produtiva carreira. No entanto, tal pensamento não é compartilhado por todos os trabalhadores. Há aqueles que mesmo estando aposentados decidem pela continuidade em atividades que já dominam, ou, ainda, que optam por iniciar uma nova carreira por meio do empreendedorismo. Esses últimos foram o alvo da pesquisa, que teve como objeto o fenômeno do empreendedorismo como uma nova fase da carreira dos baby boomers, que são, em geral, o atual contingente de aposentados.
Tendo em vista conhecer melhor como agem e pensam os trabalhadores da geração baby boomer, o presente trabalho teve como objetivo geral: compreender como a geração baby boomer tem construído uma nova fase na carreira por meio do empreendedorismo. Os seguintes objetivos específicos foram operacionais para atingir o objetivo geral: i) caracterizar a geração baby boomer comparando-a às demais gerações; ii) identificar motivos para empreender após a aposentadoria.
Mais trajetórias de aposentadoria têm surgido como alternativas para os baby boomers antes de definitivamente pararem de trabalhar (BOVEDA; METZ, 2016). Há aqueles que resolvem não se aposentar, preferindo iniciar uma nova etapa em suas carreiras por meio do empreendedorismo. As principais razões para esses trabalhadores se tornarem empreendedores são: dar vida a um sonho de longa data; se manter mentalmente ativo; maior equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal; e a necessidade de substituir ou complementar a renda (MARKEY, 2016; PETHOKOUKIS; BRANDON, 2006; ROSATO; ASHER-EJIOFOR, 2012).
A pesquisa foi de natureza integralmente qualitativa e exploratória quanto às finalidades. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade e analisados pela técnica da análise temática de conteúdo. O movimento analítico-interpretativo se deu entre as seguintes fases: i) leitura flutuante das entrevistas; ii) leitura seletiva das entrevistas (seleção das unidades de contexto); iii) identificação dos núcleos de sentido (das unidades de contexto selecionadas); iv) agrupamento por codificação semelhante dos núcleos de sentido; v) categorização em temas.
A categorização das falas resultou em seis temas que foram agrupados, após verificada a consistência interna, em dois grandes grupos temáticos. O Grupo Temático I reúne falas relacionadas à carreira, sendo composto pelos temas: trabalho como empregado, características das gerações e conflito entre gerações. O Grupo Temático II reúne falas das entrevistadas relacionadas ao empreendedorismo, sendo composto pelos temas: motivação para empreender, dificuldades da atividade empreendedora e aprendizagem para desenvolver o negócio.
Os resultados apontam que essa nova fase na carreira pode ser formada por atividades que tenham maior significado pessoal para o trabalhador e que sejam mais flexíveis, possibilitando maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Os motivos para tornar-se empreendedor são diversos, indo desde a necessidade de gerar renda extra até a realização de um sonho pessoal.
BOVEDA, I.; METZ, A. J. Predicting end-of-career transitions for baby boomers nearing retirement age. Career Development Quarterly, v. 64, n. 2, p. 153-168, June 2016. MARKEY, M. Celebrate the baby boomers. Economic Development Journal, v. 15, n. 3, p. 40-44, Summer 2016. PETHOKOUKIS, J. M.; BRANDON, E. Going your own way. U.S. News & World Report, v. 140, n. 12, p. 52-55, Apr. 3, 2006. ROSATO, D; ASHER-EJIOFOR, Z. How to be a “boomerpreneur”. Money, v. 41, n. 4, p. 92-100, May 2012.