Resumo

Título do Artigo

A ECOINOVAÇÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE TELHAS ECOLÓGICAS NO CENTRO-OESTE DO PARANÁ
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Palavras Chave

Ecoinovação
Inovação
Telhas Ecológicas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - DANIELE HILACHUK
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus CEDETEG
2 - Marlete Beatriz Maçaneiro
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz

Reumo

A preocupação com meio ambiente é um tema que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, principalmente no meio acadêmico. Assim faz-se necessário estudos para diagnosticar e propor soluções para diminuição e controle de problemas ambientais. Neste aspecto, para Para Fussler e James (1996) e Carrillo-Hermosilla, Del Río e Könnölä (2010) a ecoinovação é uma possibilidade com inúmeras vantagens a serem exploradas, cuja característica principal envolve redução dos impactos ambientais decorridos do consumismo.
Este estudo buscou sanar a seguinte problemática: como uma empresa ecoinovadora reage às ecoinovações? Para responder a este problema a pesquisa foi aplicada na empresa ecoinovadora no Centro-Oeste do Paraná, especializada na fabricação e comercialização de telhas ecológicas, cuja matéria-prima é resultante da reciclagem de caixas TetraPak. Para tanto, o objetivo geral deste estudo propõe identificar os fatores internos e externos que influenciam nas entradas, na capacidade técnica e nas saídas de ecoinovações na referida empresa.
Para Carrillo-Hermosilla, Del Río e Könnölä (2010) a ecoinovação pode ser uma ferramenta inicial relevante para conduzir a empresa a uma trajetória de inovação mais ampla, tendo como principal fator a redução do seu impacto ambiental.A inovação ambiental, também chamada de ecoinovação, pode ser entendida como aquela que serve para prevenir ou reduzir os encargos antrópicos sobre o meio ambiente, limpar danos já causados ou diagnosticar e monitorar os problemas ambientais (VINNOVA, 2001).
Abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa descritiva e exploratória, o método utilizado foi de Estudo de Caso. Procedeu-se a observação no ambiente de estudo e após realização de entrevistas. Os dados foram analisados sobre a técnica de análise de conteúdo e a análise da enunciação.
Os resultados mostraram que a empresa atualmente não está investimento em ecoinovações. No entanto, cabe destacar que a empresa iniciou suas atividades em outubro de 2015 e possivelmente por isso demonstrou alguns resultados negativos, como por exemplo, falta de investimentos em P&D, falta de especialistas para área ambiental e de mapeamento de suas emissões. Destaca-se, que esta é a situação atual da empresa frente as ecoinovações, mas foi percebido que não é uma situação permanente, pois existem projetos para novas ecoinovações e melhorias contínuas.
Foi possível perceber ainda que mesmo a empresa não sendo modelo no tocante as entradas, capacidades e saída de inovações, que seu papel é de destaque na região onde atua, que possui poucas opções de produtos ou serviços ecologicamente corretos. Destaca-se ainda, que esta é a situação atual da empresa frente as ecoinovações, mas foi percebido que não é uma situação permanente, pois existem projetos para novas ecoinovações e melhorias contínuas.
CARRILLO-HERMOSILLA, J.; RÍO, P. del; KÖNNÖLÄ, T. Diversity of eco-innovations: Reflections from selected case studies. Journal of Cleaner Production, v. 18, p. 1073-1083, 2010. FUSSLER, C., JAMES. P. Driving eco-Innovation: a breakthrough discipline for innovation and sustainability, Pitman Publishing: London, 1996. VINNOVA Drivers of environmental innovation. VINNOVA Innovation i fokus VF 2001:1. VINNOVA – Swedish Governamental Agency for Inovation Systems. Stockholm, 2011. Disponível em: http://www.vinnova.se/upload/EpiStorePDF/vf-01-01.pdf. Acesso em 25 jan. 2017.