Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DAS CONEXÕES POLÍTICAS NA EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Conexões Políticas
Evidenciação Socioambiental
Sustentabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - Sirlene Koprowski
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapeco
2 - Marcelo Nardi
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
3 - Denise Isabel Rizzi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - CSE
4 - SADY MAZZIONI
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó SC
5 - GEOVANNE DIAS DE MOURA
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração

Reumo

As conexões políticas se dão por meio de relações entre empresas e políticos, na busca de interesses próprios. No Brasil, além do elevado nível de corrupção, outros fatores como a deficiência do sistema legal em oferecer garantias aos investidores privados, estrutura política, relação clientelista, dentre outros, favorecem as conexões políticas. Ao mesmo tempo, nota-se um aumento na evidenciação de informações socioambientais pelas organizações que, no intuito de serem tidas como responsáveis frente à sociedade, utilizam-se da divulgação dessas informações, como instrumento de legitimação.
Percebe-se que os efeitos das conexões políticas em relação à evidenciação de informações socioambientais em empresas brasileiras ainda são pouco ou, quase, não investigados, resultando em uma interessante lacuna que proporcionou a questão de pesquisa deste estudo: qual a influência das conexões políticas na evidenciação de informações socioambientais em companhias abertas listadas na B3? Dessa forma, têm-se como objetivo analisar a influência das conexões políticas na evidenciação de informações socioambientais em companhias abertas listadas na B3.
Com a exigência por uma atuação corporativa baseada em prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social, a evidenciação de informações socioambientais tornou-se imprescindível com o passar dos anos (ELKINGTON, 2012). Em países com ambiente institucionais fracos e elevados níveis de corrupção, como no Brasil, as conexões políticas, podem atuar como mecanismos de proteção jurídica (CHEN et al., 2011). No entanto, percebe-se que tais vínculos políticos, ocorrem de forma clientelista (LAZZARINI, 2011), o que pode impactar em decisões empresariais sobre aspectos socioambientais.
Pesquisa descritiva, documental e com abordagem quantitativa, com amostra composta por 370 empresas listadas na B3. A coleta de dados para definição do nível de evidenciação de informações socioambientais se deu nos relatórios de sustentabilidade publicados, relativos ao ano de 2016. Considerou-se uma lista de verificação baseada no estudo de Aceituno, Ariza e Sanchez (2013). Quanto às conexões políticas, foi analisada a existência de participação acionária de político ou governo em companhias e as doações empresariais as campanhas eleitorais, ambas no ano de 2014.
Em média, 18% das empresas realizaram doações para campanhas eleitorais em 2014, 10% da amostra apresentava participação acionária do governo e o nível médio de divulgação de informações socioambientais ficou em 17,7%. Considerando a análise da regressão, as variáveis tamanho, participação na carteira ISE e atuação da empresa em segmento regulamentado, apresentaram coeficientes positivos e significativos sobre o nível de divulgação socioambiental. Entretanto, as conexões políticas não apresentaram influência estatisticamente significativa, sobre o nível de evidenciação informacional analisado.
Não se pode afirmar o real efeito das conexões políticas sobre o nível de divulgação socioambiental, mas há indícios de uma influência negativa. A explicação deve-se ao fato de que, o Brasil possui um ambiente institucional deficitário e, conforme os apontamentos de Zhang (2017), as conexões políticas não terão um efeito positivo sobre o repasse de informações ambientais, em empresas inseridas em ambientes legais fracos, sustentando a justificativa apresentada. Quanto ao tamanho, participação no ISE e atuação em setor regulado, os resultados podem ser explicados pela Teoria da Legitimidade.
ACEITUNO, J. V. F.; ARIZA, L. R.; SANCHEZ, I. M. G. Is integrated reporting determined by a country is legal system? An exploratory study. Journal of Cleaner Production, v. 44, n. 1, p. 45-55, 2013. CHEN, C. J. P.; LI, Z.; SU, X.; SUN, Z. Rent-seeking incentives, corporate political connections, and the control structure of private firms: Chinese evidence. Journal of Corporate Finance, v. 17, p. 229-243, 2011. ZHANG, C. Political connections and corporate environmental responsibility: Adopting or escaping?. Energy Economics, v. 68, p. 539-547, 2017.