Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS PROFESSORES-GESTORES: um estudo com coordenadores de cursos de uma instituição federal de ensino superior
Abrir Arquivo

Palavras Chave

competências gerenciais
coordenadores de curso
professor-gestor

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Raquel do Nascimento Silva
-
2 - Francivaldo dos Santos Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCHSA
3 - RAIANY DO NASCIMENTO SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - campus I

Reumo

A Administração Pública deve conhecer as competências gerenciais de seus gestores, pois as suas ações impactam diretamente na agilidade, eficiência e eficácia das atividades prestadas (PEREIRA; SILVA, 2011). O gestor público é convidado a construir um caminho seguro de sua situação, além de ser um agente de transformação dos processos de trabalho e na transposição das competências individuais, associadas à competitividade da organização.
a presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as competências gerenciais de coordenadores de cursos de um Campus da Universidade Federal da Paraíba. Baseada no modelo apresentado por Pereira e Silva (2011) das competências gerenciais em IFES, que apresenta quatro dimensões de competências gerenciais: cognitivas, funcionais, comportamentais e políticas.
O gestor de uma IFES é diferenciado dos demais gestores públicos por na maioria das vezes articularem os eixos da docência, da pesquisa, da extensão e da gestão, com interações complexas no cotidiano do exercício da dualidade de funções (BARBOSA; MENDONÇA, 2014). Marra e Melo (2005, p.10) confirmam que eles “são os responsáveis pela administração da universidade, adotando práticas gerenciais, decisões e ações que viabilizam o alcance dos objetivos organizacionais”.
caracteriza-se em sua abordagem como uma pesquisa qualitativa, como apresenta Cooper e Schindler (2011. p, 26) “pesquisa qualitativa visa atingir um entendimento profundo de uma situação”. De aspecto descritivo, pois ele estima proporções de um grupo, com base em correlações e características semelhantes ou diferentes, permite associações entre situações (COOPER; SCHINDLER, 2011), esclarecendo assim fatores contribuintes para formação e contribuição de fenômenos que formam a identidade de características das competências gerenciais dos professores-gestores com entrevistas semiestruturada
Foi percebido que as competências cognitivas revelam fortemente o real significativo e importância do domínio desta dimensão no perfil dos coordenadores de curso do CCHSA, levando-se em consideração que esta dimensão ressalta o conhecimento institucional, o conhecimento e identificação por parte dos gestores de aspectos sociais, econômicos e políticos presentes e sempre colocados à frente dos planejamentos e negociações da coordenação.
O papel do coordenador de curso superior em uma IFES é dinâmico, exige dele responsabilidades e percepções para os alunos antes mesmo de ingressarem na instituição, já existe um preparo, uma programação para receber o novo ingressante, e galgar espaços para que estes se insiram rapidamente no universo das oportunidades que surgem, até os egressos do curso que precisam de um acompanhamento profissional e feedback da sua formação, e em quais aspectos melhorar para propor aos alunos do curso sempre uma formação atualizada e eficaz.
BARBOSA, M.A.C.; MENDONÇA, J.R.C. Políticas institucionais para formação de competências gerenciais dos professores da UNIVASF. XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA – CIGU, Florianópolis, 2014. MARRA, A.V.; MELO, M.C.O.L. A prática social de gerentes universitários em uma instituição pública. RAC, v.9, n.3, Jul/Set. 2005. PEREIRA, A.L.C.; SILVA, A.B. As competências Gerenciais nas Instituições Federais de Educação Superior. CADERNOS EBAPE.BR, v. 9, Edição Especial, artigo 9, Rio de Janeiro, Jul. 2011, p.627–647, 2010.