Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA CONFIABILIADE E VALIDADE DOS ESTUDOS DE CASOS DESENVOLVIDOS EM PESQUISAS QUE ADOTAM A PERSPECTIVA COEVOLUTIVA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Rigor metodológico
Estudo de Caso
Coevolução

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Renata Petrin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - FACE/UFMG
2 - Mônica Moreira Esteves Bernardi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - FAC

Reumo

Entre as diversas teorias organizacionais analisadas empiricamente por meio da abordagem qualitativa, as pesquisas que partem da perspectiva coevolutiva (Ahlstrom & Bruton, 2010; Djelic & Ainamo, 1999; Gohr & Santos, 2013; Funk, 2009; Geels, 2002; Huygens, Baden-Fuller,Bosch, & Volberda, 2001) têm adotado métodos como o estudo de caso, com o propósito de analisar a influência mútua entre dois ou mais atores, como organizações e instituições.
A partir da necessidade de produzir trabalhos qualitativos confiáveis e que apresentem o rigor metodológico exigido, este artigo tem como objetivo aplicar alguns testes lógicos que permitem confirmar a credibilidade e fidelidade dos dados apresentados em estudos que utilizam uma perspectiva teórica específica. Nesta pesquisa esses testes foram realizados em estudos organizacionais que utilizam a perspectiva coevolutiva e que foram publicados em revistas brasileiras.
Os pesquisadores que utilizam a perspectiva coevolutiva podem adotar diferentes alternativas para direcionar seu estudo conforme a interação que pretendem analisar. É possível partir da seleção natural, da perspectiva institucional, da dependência de recursos, do poder de barganha, da escolha estratégica e das condições iniciais e de aprendizagem adaptativa (Child, Tse & Rodrigues, 2013). Dependendo do objetivo da pesquisa é possível adotar tanto métodos quantitativos (Lampel & Shamsie, 2003), quanto qualitativos.
Com propósito de avaliar a validade e a confiabilidade dos estudos de caso desenvolvidos em pesquisas que utilizam a perspectiva coevolutiva e que foram publicadas em revistas nacionais, utilizou-se como método deste estudo a pesquisa bibliográfica. O levantamento dos artigos foi feito por meio do repositório eletrônico de artigos científicos Spell, e a palavra-chave utilizada para a busca foi “coevolução” com e sem hífen. Não foi delimitado nenhum período, porque o objetivo era identificar todos os artigos que atendiam aos critérios estabelecidos nesta pesquisa.
Os estudos de caso foram avaliados a partir dos testes de confiabilidade e validade apresentados pela literatura sobre metodologia. Os resultados evidenciaram a necessidade de rigor metodológico no desenvolvimento dos estudos de caso e de maior atenção aos critérios que configuram os estudos coevolutivos.
Ao analisar os estudos de caso desenvolvidos a partir da perspectiva coevolutiva, esta pesquisa evidenciou a necessidade de maior rigor metodológico no desenvolvimento de estudos dessa natureza. A atenção a metodologia nesses casos devem ser tanto em relação aos critérios que configuram a perspectiva coevolutiva – ser um estudo longitudinal, unir efeitos mútuos, considerar causalidades nos níveis macro, meso e micro, entre outros (Child, Tse &Rodrigues, 2013; Lewin & Volberda, 1999) -, quanto em relação aos critérios de validade e confiabilidade dos estudos de caso.
Castro, J. M., & Rezende, S. F. L. (2018). Validade e confiabilidade de estudos de casos qualitativos em gestão publicados em periódicos nacionais. Organizações em contexto, São Bernardo do Campo, 14(28). Child, John, Tse, Kenneth K. T, & Rodrigues, Suzana B. (2013). The dynamics of corporate co-evolution: a case study of port development in China. Journal of Management Studies. Yin, Robert K. (1981). The case study crisis: some answers. Administrative Science Quartely. Cornell University, v. 26.