Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ESTÁ NA MODA?

Palavras Chave

Responsabilidade Socioambiental
Moda Ética
Fast Fashion

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Felipe Alexandre de Lima
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Avenida Washington Soares, 1321
2 - Oderlene Vieira de Oliveira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Edson Queiros
3 - Marcello Camelo Alcanfor Magalhães
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Campus do Pici

Reumo

Este caso para ensino tece uma história repleta de discussões acerca das implicações econômicas, sociais e ambientais da Fast Fashion aos stakeholders dessa cadeia de suprimentos, mormente em relação àqueles que estão em países em desenvolvimento como Bangladesh (p. ex.: Ozdamar-Ertekin, 2017). O caso narra também a história da empresa People Tree, que pertence ao segmento de moda e incorpora as demandas de stakeholders ligados direta e indiretamente à empresa (p. ex.: Todeschini, Cortimiglia, Callegaro-de-Menezes, & Ghezzi, 2017).
O objetivo deste caso para ensino é revelar a importância de um core business voltado à Responsabilidade Socioambiental. Portanto, pretende-se que o discente I) compreenda o papel da tomada de decisão que incorpora demandas sociais e ambientais; II) desenvolva a habilidade de refletir o possível impacto da tomada de decisão com relação aos diversos públicos de interesse de uma empresa; e III) reflita sobre as diversas responsabilidades de uma empresa (econômica, legal, ética e filantrópica; p. ex.: Carroll, 2016).
Quanto à construção do caso, utilizou-se dados dispostos em filme do tipo documentário, “The True Cost”, artigos científicos e sites. Os dados foram selecionados conforme sua importância na elaboração da narrativa e, quando necessário, suas respectivas fontes foram referenciadas ao longo do texto. Ressalta-se que as observações encontradas na obra “Developing a teaching case (abridged)”, de autoria de Roberts (2012), foram de fundamental importância à evidenciação de informações de um contexto prático e a sua relação com a literatura a ser trabalhada em sala de aula.
Visando subsidiar discussões acerca de Responsabilidade Socioambiental e Responsabilidade Social Corporativa (RSC), este caso pode ser aplicado nas disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação a saber: Gestão Ambiental, Sociedades e Meio Ambiente, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Sustentabilidade, entre outras.
Carroll, A. B. (2016). Carroll’s pyramid of CSR: Taking another look. International Journal of Corporate Social Responsibility, 1(3), 1-8. Ozdamar-Ertekin, Z. (2017). The True Cost: The bitter truth behind Fast Fashion. Markets, Globalization & Development Review, 2(3), 1-9. Roberts, M. J. (2012). Developing a teaching case (abridged). Boston: Harvard Business School Press. Todeschini et al. (2017). Innovative and sustainable business models in the fashion industry: Entrepreneurial drivers, opportunities, and challenges. Business Horizons, 60(6), 759-770.