Resumo

Título do Artigo

GESTÃO ESCOLAR E OS ESTUDOS DA PAZ, O Projeto da Paz para Escolas de Cotia, SP.
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Palavras Chave

Gestão escolar
Estudos da paz
Violência escolar

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Jorge Vieira da Silva
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Professor pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Economia e Política
2 - maria cristina sanches amorim
Pontifícia Universidade Católica de São paulo - FEA - Departamento de economia e programa de pós-graduação em adm

Reumo

O artigo descreve a fase piloto do Projeto da Paz para escolas de Cotia, SP. Com base nas recomendações da Unesco de (1) abordagem ampla de mediação, resolução e prevenção da violência e de educação para a paz, (2) gestão escolar eficaz e (3) desenvolvimento de uma cultura da paz, os autores realizaram uma pesquisa em duas escolas municipais de Cotia verificando tipos de violência e iniciativas já em curso. O artigo traz os resultados da pesquisa e a proposta de um modelo básico para o combate à violência escolar através dos Estudos da Paz e de uma gestão escolar eficaz.
O município de Cotia fica na região metropolitana da cidade de São Paulo, tem um índice de desenvolvimento humano alto (0,780), mas com concentração de renda (índice Gini de 0,57) e com índices altos de violência nos bairros onde se localizam a maioria das 109 escolas municipais. Estas escolas atendem 30 mil alunos (dado de 2017) e sofrem com a violência escolar. A pesquisa sobre tipos de violência e iniciativas foi realizada em duas escolas: a Escola Crianças de Cotia (Parque Mirizola) e a Escola do Bairro da Caputera por indicação da Secretaria Municipal de Educação de Cotia.
Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade do desenvolvimento de competências técnicas e políticas para uma gestão escolar eficaz de combate à violência. Os resultados apontam para (1) uma capacitação ampla de desenvolvimento de competências dos gestores, para que esses possam identificar os tipos de violência e iniciativas preexistentes em suas escolas (específicas de cada escola) e (2) a implantação das iniciativas de paz adequadas a cada escola, de acordo com suas necessidades, incluindo a formação de multiplicadores locais de iniciativas de paz adequadas a cada sala de aula.
Intervenção proposta: (1) eliminação e prevenção de violência associadas às ocorrências disciplinares com melhoria de registros de apoio, iniciativas psicopedagógicas e orientação de professores, (2) eliminação e prevenção de violência associadas às ocorrências de ilicitudes com melhoria do ambiente escolar e adoção de um programa de cultura da paz, (3) eliminação e prevenção de violência associadas às ocorrências de gestão através de capacitação dos gestores das escolas, (4) Iniciativas de diálogo através da criação de “círculos da paz” e (5) Iniciativas direcionadas a problemas específicos.
Modelo básico para combate à violência escolar: (1) apresentação do projeto na escola, (2) pesquisa de tipos de violência e iniciativas existentes, (3) definição de indicadores de violência (ocorrências disciplinares, de ilicitudes e de gestão) e da qualidade do ensino, (4) capacitação em gestão escolar e Estudos da Paz para gestores e funcionários, (5) implantação de iniciativas direcionadas aos problemas específicos da escola, (6) controle e acompanhamento sobre andamento, resultados e continuidade dos trabalhos e (7) aprendizado com registro de melhores práticas, experiências e divulgação.
Utilização dos Estudos da Paz na gestão eficaz no combate à violência escolar: (1) a prevenção da violência escolar (paz positiva) é mais eficaz do que a mediação e resolução (paz negativa), pois a prevenção implica em menos energia material e emocional, com menos estresse e custos, do que iniciativas após a violência ocorrer e (2) a prevenção da violência escolar se faz pela ação junto a atores, principalmente identificando vítimas e agressores potenciais, e da construção de uma estrutura organizacional que possibilite diálogo, orientações de prevenção e uma educação para a cultura de paz.