Resumo

Título do Artigo

REDESENHO DE PROCESSO: um estudo sobre a percepção dos servidores em uma agência reguladora
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Palavras Chave

redesenho de processos
eficiência
eficácia

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Fabiana Freire Goulart
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - asa norte
2 - Luciene Braz Ferreira
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - Asa Norte
3 - Marcelo Gagliardi
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - Asa Norte

Reumo

O mercado exige cada vez mais a melhoria no desempenho das organizações, para que assim se mantenham competitivas no mercado. Em alguns casos, a maior preocupação das organizações é concluir o trabalho com eficácia, ou seja, o tempo e os recursos as vezes não estão sendo usufruídos com eficiência. Portanto, devido a necessidade de atualizarem-se, as empresas partem para o estudo da situação atual e a partir do observado, propor um Redesenho de Processos, com objetivo de eliminar as atividades que não contribuem para agregar valor a empresa, reavaliando os custos e recursos.
Por representar grande relevância em tal organização, obtém-se o seguinte problema de pesquisa: qual o nível de satisfação dos servidores da ANA com as mudanças proporcionadas pelo Redesenho de Processos implantado em 2013? A partir disso, encontra-se o objetivo geral desta pesquisa: identificar o nível de satisfação dos servidores da ANA com as mudanças proporcionadas pelo Redesenho de Processos implantado em 2013.
O Referencial Teórico, contendo toda a revisão bibliográfica, abordou o conceito de gestão de processos a partir da compreensão de Cruz (2013) e Brocke e Rosemann (2013), o Redesenho de Processos, seu conceito, histórico, importância e como é desenvolvido a partir do Ciclo de vida BPM de IPROCESS (2012), as etapas da metodologia de redesenho de Processos de D'Ascenção (2007) e as ferramentas utilizadas para o redesenho de Fontes e Fontes (2008).
Com foco nestes objetivos foram analisados os fatores que levaram a organização a optar pelo Redesenho e descritas as mudanças propostas pelo novo projeto. Para tal, realizou-se uma pesquisa quali-quanti do tipo descritiva, explicativa, ex-post-facto. Foram elaborados uma entrevista e um questionário para avaliar o nível de importância dada a cada dimensão, quanto a percepção dos servidores sobre as mudanças decorrentes do Redesenho e quanto ao nível de satisfação com as mudanças propostas pelo Redesenho.
Foi possível perceber que o que leva a satisfação dos servidores quanto a implantação do redesenho foi a visão estruturada dos processos, diminuição das redundâncias, maior celeridade, mas também o que desencadeou a qualidade de “moderadamente satisfeito” foi o desejo de maior acompanhamento, atualização e a reestruturação implementada foi alterada perante a proposta implantada no órgão público. Foi possível ver que existiam processos críticos e muitos gaps que não eram notados e que a diretoria da ANA queria reestruturar o órgão por estes motivos.
Relativo aos resultados da pesquisa foi observado que as mudanças foram significativas, alguma das citadas foi a integração do modelo de gestão, assim como foi possível identificar o nível de satisfação dos servidores que foi em média moderadamente satisfeito, por alguns motivos como, o desejo de maior transparência e maior acompanhamento. Para agenda futura, sugere-se a realização de uma comparação entre a implementação do Redesenho em uma empresa privada com uma pública, para assim analisar o interesse das pessoas, as mudanças realizadas e o nível de satisfação dos funcionários.
D’ASCENÇÃO, L.M.; Organização sistemas e métodos : análise, redesenho e informatização de processos administrativos. São Paulo: Atlas, 2007. FONTES, A.; FONTES, F. G. Estrutura e processos organizacionais. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2008. IPROCESS. Um BPMN para cada propósito de modelagem de processos. 2012. Disponível em < http://blog.iprocess.com.br/2012/04/um-bpmn-para-cada-proposito-de-modelagem-de-processos/>. Acesso em: 07 mar. 2018.