Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE ALTO IMPACTO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação Social
Produção Científica Nacional; Administração
Bibliometria

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Dayse Karenine de Oliveira Carneiro
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
2 - GIANCARLO MOCELLIN MURARO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Campus Darcy Ribeiro

Reumo

A inovação social oferece oportunidades de mudança social e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Diante da necessidade da compreensão da inovação social no contexto brasileiro, esse artigo enseja apresentar um panorama dos estudos sobre inovação social, expondo os resultados de uma bibliometria que abrange os periódicos mais relevantes para a produção científica nacional na área da Administração.
Diante da relevância que o tema inovação social apresenta, questiona-se como os principais periódicos nacionais na área de Administração estão institucionalizando o conhecimento científico sobre o referido tema, por meio da seguinte pergunta: como se apresenta o cenário das pesquisas concernentes à inovação social publicadas nos periódicos nacionais com classificação Qualis CAPES B2 ou superior? Dessa forma, o objetivo do presente artigo é apresentar um panorama dos estudos sobre inovação social, expondo os resultados de uma bibliometria.
A inovação social é conhecida como novas práticas usadas para atender a demandas sociais que possam influenciar de maneira positiva os indivíduos, a sociedade e as organizações (Mulgan, 2007). Muitas das inovações conhecidas podem ser classificadas como inovações sociais, posto que elas visam apresentar soluções sustentáveis para as necessidades sociais impostas pelas evoluções tecnológicas (Taylor, 1970; Marolt, Pucihar & Zimmermann, 2015; Gallouj et al., 2018).
Quanto aos meios de investigação, o presente artigo propõe-se a analisar o fenômeno da inovação social no Brasil, por meio das lentes de artigos publicados em periódicos nacionais da área de Administração com classificação Qualis CAPES B2 ou superior. O estudo utilizou-se de abordagem bibliométrica, que utiliza métodos matemáticos e estatísticos para investigar e quantificar os processos de comunicação escrita (Guedes & Borschiver, 2005).
Os resultados apontaram que, nos últimos anos, o crescimento dos estudos sobre inovação social está em consonância com a relevância estratégica da inovação para a sociedade; não obstante, destaca-se a necessidade de realizar mais estudos de natureza quantitativa ou abordagem multimétodo, além do fortalecimento da cooperação entre pesquisadores através da construção de redes de autoria e coautoria.
O presente artigo sinaliza grandes oportunidades para pesquisa da temática, que possam subsidiar políticas sociais inovadoras e contribuir para a geração de um arcabouço teórico mais consistente. Permite-se, dessa forma, o avanço do conhecimento teórico-empírico da inovação social no cenário nacional.
Agostini, M. R.; Vieira, L. M.; Tondolo, R. R. P.; Tondolo, V. A. G. (2017). Uma visão geral sobre a pesquisa em inovação social: guia para estudos futuros. Brazilian Business Review, v. 14, n. 4, 385-402. Agostini, M. R., Marques, L. V., & Bossle, M. B. (2016). Social innovation as a process to overcome institutional voids: a multidimensional overview. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 17(6), 72-101.