Resumo

Título do Artigo

Inovação Social e Desenvolvimento Local: uma Análise de Meta-síntese
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação social
Desenvolvimento local
Meta-síntese

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Gelciomar Simão Justen
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
2 - Rodrigo Luiz Morais-da-Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba
3 - Adriana Roseli Wünsch Takahashi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Administração
4 - Andréa Paula Segatto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A inovação é constantemente relacionada com o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos capazes de destacar as organizações no cenário competitivo. Todavia, a inovação tradicional nem sempre é capaz de direcionar olhares para os problemas presentes na sociedade. Assim, surge o contexto das inovações sociais, como novas formas de se abordar os problemas sociais, com iniciativas articuladas por atores preocupados com o desenvolvimento local.
A inovação social vem sendo estudada com maior profundidade no contexto do empreendedorismo social e dos negócios sociais. No entanto, embora a relevância prática para o desenvolvimento social do Brasil, pouca atenção tem sido dada para as inovações sociais ocorridas nas comunidades com foco no desenvolvimento local. Diante dessa lacuna teórica identificada, o presente artigo buscou, a partir de um estudo de meta-síntese (HOON, 2013), alcançar o objetivo de analisar como se insere a inovação social no contexto do desenvolvimento local.
A inovação social pode ser caracterizada como o “processo de geração de ideias coletivas, seleção e execução por pessoas que participam de forma colaborativa para enfrentar os desafios sociais” (DAWSON; DANIEL,2010, p. 16, tradução nossa). Já o desenvolvimento local consiste em um processo desencadeado a partir de iniciativas promovidas por atores preocupados com questões socioeconômicas que, quando percebidas, levam estes a se organizarem para alcançar a mudança, iniciando pela quebra de velhos paradigmas sociais (MARTINS; VAZ; CALDAS, 2010).
Os resultados desta meta-síntese apontam para uma relação entre inovação social e desenvolvimento local em um processo composto por três etapas: contexto local (reconhecimento das necessidades socias e suas potencialidades), inovação social (desenvolvimento e implementação de ideias a partir de ações conjuntas da comunidade e demais parceiros) e desenvolvimento local (alcance de um novo nível de qualidade de vida, além de outros indicadores alcançados).
Este estudo permite compreender que a inovação social pode ser considerada um meio para o desenvolvimento local. Essa forma de inovação possibilita mecanismos para que um novo nível de desenvolvimento local seja alcançado, mas ressalta-se que todo o processo é iniciado a partir de uma etapa de reconhecimento das necessidades e potencialidades da comunidade. Além disso, essa forma de inovação social é abordada por uma visão mais processual, considerando o contexto social e as novas ideias e aspirações que buscam mudá-lo, a partir da organização e articulação dos atores beneficiados.
DAWSON, P.; DANIEL, L. Understanding social innovation: a provisional framework. International Journal of Technology Management, v. 51, n. 1, p. 9–21, 2010. HOON, C. Meta-synthesis of qualitative case studies: an approach to the building. Organizational Research Methods, v. 16, n. 4, p. 522-556, 2013. MARTINS, R. A.; VAZ, J. C.; CALDAS, E. de L. A gestão do desenvolvimento local no Brasil: (des)articulação de atores, instrumentos e território. Revista de Administração Pública, v. 44, n. 3, p. 559-590, 2010.