Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS
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Palavras Chave

marketing digital
inovação incremental
mídias sociais

Área

Artigos Aplicados

Tema

Marketing

Autores

Nome
1 - Gustavo Loureiro
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Mauricio Henrique Benedetti
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

O mundo dos negócios contemporâneos tornou-se complexo e cheio de detalhes e muitas ferramentas e metodologias foram propostas, dividindo o marketing em off-line e on-line ou em marketing tradicional e digital. O que difere o marketing on-line do off-line são as mídias em que são veiculadas às ações de marketing para atrair a atenção de potenciais clientes para diversos tipos de negócios. O objetivo deste artigo foi apresentar uma proposta de ferramenta de planejamento de mídias sociais, baseado em uma pesquisa qualitativa com profissionais do mercado atuando em agências de publicidade.
Apesar de existirem diversas maneiras de aplicação do canvas, como citado anteriormente, não se tem real clareza quanto à efetividade destas ferramentas. Diante dessa incerteza, desenvolveu-se uma ferramenta que pudesse auxiliar no planejamento de ações em mídias sociais. Primeiramente, testou-se em uma empresa do segmento gráfico e depois em uma startup de recuperação de clientes virtuais. Com os resultados positivos obtidos nessas duas empresas, verificou-se que esta ferramenta poderia ser aprimorada para ser aplicada de maneira ampliada junto a profissionais de planejamento de marketing.
A fase de diagnóstico deste artigo descreve a busca pela validação da ferramenta proposta como solução que para profissionais da área de marketing, refletindo uma oportunidade de ser utilizada para estruturar seus planejamentos de mídias sociais. Com esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo junto a profissionais do marketing digital. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas apoiadas em um roteiro semiestruturado durante o período de março a maio de 2018. Para a análise dos dados, ou seja, das respostas dadas pelos entrevistados, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo.
Com base no diagnóstico que revelou a oportunidade de aprimoramento da ferramenta para o marketing em mídias sociais elaborou-se uma matriz com nove campos a serem preenchidos pelo profissional responsável por fazer o planejamento de marketing. Os nove campos definidos são: objetivos e metas; canais sociais; ferramentas e parceiros; comportamento nas mídias sociais; dinâmica de engajamento; equipe e recursos; social KPIs; atividades chaves; e custos.
No curto prazo, a intenção é levar esta solução simples e eficiente para diversos profissionais que muitas vezes não sabem como começar um planejamento. No médio prazo, a expectativa é grande com relação ao reconhecimento por parte do mercado, principalmente por parte dos profissionais que participaram das entrevistas e que tiveram uma grande participação. No longo prazo entende-se que a maior contribuição é a possibilidade de novos aprimoramentos da ferramenta em conjunto outros parceiros que podem contribuir com a experiência de sua utilização em seus negócios.
Este estudo trouxe como contribuição o entendimento de que por maior que seja o número de ferramentas, plataformas ou tecnologias existentes com o objetivo de solucionar problemas em agências, veículos ou anunciantes, existem alguns itens que são considerados não só fundamentais como também importantes para a execução de um planejamento digital. Além disso, são estes itens que a ferramenta proposta no trabalho, em cada uma de suas áreas específicas, pretende se debruçar com o objetivo de ajudar os profissionais na organização de seus planejamentos diários.