Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA COMO INSTRUMENTO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: Uma revisão sistemática da literatura internacional
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Palavras Chave

Estratégia empresarial
Logística reversa
Revisão sistemática

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Jorge Alfredo Cerqueira Streit
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Asa norte
2 - Patricia Guarnieri
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração - FACE
3 - Edgar Reyes Junior
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração

Reumo

A crescente sensibilidade ecológica da sociedade (e consequentemente dos stakeholders), impulsiona a utilização de instrumentos de desenvolvimento, como a Logística Reversa (LR) (GUARNIERI e OLIVEIRA, 2005). Durante as últimas décadas, a Logística Reversa tem sido percebida pela alta administração de importantes companhias como uma maneira de se consolidar lucrativas e sustentáveis estratégias empresariais (FANCELLO et al., 2017). Para continuar a fornecer o que as organizações precisam os grupos ou organizações externos podem exigir determinadas ações da organização em troca (FROOMAN, 1999).
A pergunta que guiou a presente pesquisa foi: A Logística Reversa é considerada um instrumento relevante para a estratégia empresarial, de acordo com a literatura publicada recentemente em periódicos internacionais? O presente artigo, portanto, tem por objetivo sintetizar o panorama de produção bibliográfica internacional da última década acerca da discussão e uso da Logística Reversa como instrumento presente na estratégia empresarial das organizações. Os trabalhos são analisados de acordo com os setores onde foram desenvolvidos, materiais e métodos e principais conceitos utilizados.
A vantagem competitiva é alcançada apenas quando a empresa combina uma gama de recursos a ponto de poder alcançar uma competência exclusiva, que é avaliada no mercado (PORTER, 1986). A vantagem competitiva sustentável, por sua vez, considera-se que foi atingida quando as empresas tendem a obter sucesso ao combinar habilidades e recursos de maneira única e duradoura (HOFFMAN, 2000). Nesse sentido, algumas empresas tem utilizado a logística reversa como estratégia para diferenciar seus produtos e serviços (LEITE, 2003).
O número de artigos que envolvem “Estratégia Empresarial” e “Logística Reversa” têm crescido em publicação internacional nos últimos anos. Esta tendência de crescimento corrobora com a literatura que afirma que a LR tem despertado interesse recentemente, não só nas empresas, mas também no âmbito acadêmico (PRAKASH e BARUA, 2017); (BARTAFI, JABER et al.; JAZZAR, 2017). Com relação aos autores, cabe evidenciar que 189 profissionais atuaram na construção da amostra da presente pesquisa (73 artigos). 106 Universidades, de 28 países participaram da elaboração desses trabalhos...
A logística reversa é cada vez mais importante para a estratégia da cadeia de suprimentos, principalmente de empresas manufatureiras, sobretudo àquelas que dependem de alta tecnologia. Sendo assim, é importante que as organizações busquem iniciativas para construir programas de retorno do produto ao fabricante e seguida, procurar a melhoria contínua dos seus processos e integração junto a outros stakeholders participantes da cadeia produtiva. Há uma escassez de evidências empíricas para confirmar tais constatações, afinal, 65% dos artigos componentes desta revisão de literatura são teóricos.
ANDREWS, K. The concept of corporate strategy. In: DE WIT, B. & Meyer, R..: Strategy: process, content, context - an international perspective. St. Paul/USA: West Publishing, 1994. BARNEY, J.B. Resource-based theories of competitive advantage: A ten year retrospective on the resource-based view. Journal of Management V.27, pg. 643–650. North Carolina: U.S.A, 2011. FROOMAN, J.; Stakeholder Influence Strategies. Academy of Management Review, v. 24, n. 2, p. 191-203, 1999. GUARNIERI, P. Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Recife: Clube de Autores, 2011.