Resumo

Título do Artigo

A percepção dos atores culturais sobre o conceito de cultura como ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas culturais no município de Lavras – MG
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cultura
Políticas culturais
Mapeamento cultural

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Camila Souza Alves Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Eloisa Helena de Souza Cabral
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE
3 - Lucas Canestri de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Compreender o cenário cultural de uma sociedade é fundamental para que sejam efetivadas medidas em benefício da população. No Brasil, verifica-se que as políticas culturais ainda carecem de maior eficácia e articulação, além de demandarem definições claras a respeito de seu significado e delimitação. Nesse sentido, é importante que o poder público e os atores culturais busquem refletir sobre o conceito de cultura para que possam ser estabelecidas políticas públicas culturais mais efetivas, que atendam, de fato, aos anseios da população por cultura.
Na cidade de Lavras, Minas Gerais, foram identificados diversos atores e manifestações culturais através do trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão intitulado "Mapeamento cultural do município de Lavras", responsável por mapear e cadastrar manifestações, artistas e produtores culturais no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura - SNIIC. Busca-se, com o projeto, um diagnóstico em relação aos aspectos socioculturais e artísticos que possam contribuir para a construção de práticas de gestão cultural do município.
Constata-se que, no Brasil, muitos obstáculos são impostos ao desenvolvimento da cultura, considerando as dificuldades de sua conceituação e de delimitação da abrangência das políticas culturais, além da consequente fragilidade de definição do que seriam os direitos culturais. Também é notável a baixa visibilidade da cultura em meio à administração pública, envolvendo a carência de discussões nas plataformas de governo e de órgãos específicos para a sua gestão, além das reduzidas possibilidades de profissionalização na área.
Considerando as dificuldades impostas à esfera cultural, este estudo visa lançar luz para a diversidade de referências e sentidos atribuídos ao termo cultura pelos atores culturais do município, por meio da análise de 188 questionários aplicados no período de junho de 2016 a janeiro e 2018. Como parâmetro para análise dos dados, foram desenvolvidas oito categorias teóricas sobre o conceito de cultura, sendo associadas às percepções dos atores culturais. Acredita-se que o estudo da percepção de tais indivíduos possa contribuir para o desenvolvimento de ações culturais na localidade.
Foi possível traçar um panorama geral sobre o perfil dos atores culturais, que refletiu a carência de profissionalização e valorização da cultura. Através da análise da percepção de cultura, foi possível constatar a diversidade de significados atribuídos à cultura pelos atores culturais. Os significados encontrados foram associados a erudição, manifestações populares, construção coletiva da sociedade, tradição, expressões intelectuais e artísticas, valor simbólico e agente de desenvolvimento humano, compreendendo as categorias teóricas desenvolvidas. A cultura também foi associada a lazer.
Acredita-se que o mapeamento dos atores culturais seja uma ferramenta importante para o desenvolvimento da cultura em qualquer localidade, uma vez que proporciona meios para a divulgação do trabalho de tais indivíduos, além do fornecimento de dados relevantes para a elaboração de políticas públicas. Na medida em que a atividade cultural adquire visibilidade, há um consequente reconhecimento por parte do poder público e da sociedade e maior destinação de investimentos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.