Resumo

Título do Artigo

O SETOR COMO DETERMINANTE DA ESTRUTURA DE CAPITAL: EVIDÊNCIAS APÓS AS ALTERAÇÕES DAS ALÍQUOTAS DO IPI NO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estrutura de Capital
Setor
Choques Exógenos

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital e Valor

Autores

Nome
1 - Rossimar Laura Oliveira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
2 - Eduardo Kazuo Kayo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Os estudos em estrutura de capital geralmente analisam a influência dos determinantes relacionados às características da firma sobre a alavancagem. Entretanto, existem trabalhos que integram fatores externos aos modelos. Outros autores confirmam que as firmas que produzem bens homogêneos podem ter uma estrutura de capital parecida, sendo a alavancagem média do setor um importante determinante da alavancagem da firma (Lemmon, Roberts & Zender, 2008; Frank & Goyal, 2009; Rauh & Sufi, 2012).
O objetivo deste artigo foi analisar o papel do setor sobre as decisões da firma, utilizando as alterações no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) feitas para beneficiar os setores de móveis, automóveis e eletrodomésticos no Brasil entre 2008 e 2015 como choque exógeno para mitigar uma possível endogenia nesta relação.
Os fatores relacionados ao setor afetam as decisões individuais da firma e a estrutura financeira depende das mudanças feitas pelos pares (Mackay & Phillips, 2005), como em Leary e Roberts (2014), que investigaram se o comportamento dos pares teria alguma influência nas decisões de financiamento da firma. De acordo com os seus resultados, as firmas alteram sua alavancagem diante de choques nas ações dos pares: elas lançam dívida diante de um choque negativo e lançam ações diante de um choque positivo.
O diff-in-diff mede a relação da alavancagem da firma com a interação entre estar no setor que recebeu a isenção do IPI, após à medida. Para testar se após o choque a alavancagem do grupo de tratamento sofreu influência das decisões do setor, incluiu-se a alavancagem média do setor na interação principal, tornando o modelo um diff-in-diff-in-diff. Entretanto, é preciso inserir outras variáveis de controle, dado que as alterações na variável dependente não estão apenas relacionadas ao evento exógeno e os coeficientes das variáveis de controle podem ter maior efeito que o experimento.
Percebe-se que a alavancagem média do setor teve uma relação positiva com a alavancagem da firma. Isso inclui os resultados dos modelos que tratam da relação da alavancagem do setor sobre a firma após os choques de redução de IPI e vai ao encontro dos autores que argumentam que o principal determinante da estrutura de capital das firmas é o setor. Os resultados deste artigo mostram que a alavancagem da firma pode ser determinada por suas próprias características, pelas decisões de seus pares, pela posição que ela ocupa dentro do setor e pelo ambiente.
Conclui-se que a alavancagem das empresas também se altera de acordo com as decisões financeiras daquelas de suas competidoras. Com a inclusão do choque exógeno, a alavancagem média do setor se mostrou positivamente relacionada com a alavancagem da firma. Foi observado também que houve relação positiva da alavancagem do líder com alavancagem da firma, mostrando que não apenas o setor como um todo pode mudar o comportamento dos demais participantes, mas um integrante de maior visibilidade também pode causar mudanças nos pares isoladamente.
Leary, M., & Roberts, M. (2014). Do peer firms affect corporate financial policy?Journal of Finance. Frank, M. Z., & Goyal, V. K. (2009). Capital structure decisions: which factors are reliably important?. Financial management. Foucault, Thierry; Fresard, (2014) Laurent. Learning from peers' stock prices and corporate investment. Journal of Financial Economics. Kaustia, Markku; Rantala, Ville. (2015). Social learning and corporate peer effects. Journal of Financial Economics. MacKay, P., & Phillips, G. M. (2005). How does industry affect firm financial structure?. The Review of Financial Studi