Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO ALUNO DE ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração
Estágio Curricular
Prática profissional

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Michele da Silva Xavier
Centro Universitário UniFACISA - Campina Grande-PB
2 - Fábio de Oliveira Lucena
Centro Universitário UniFACISA - Curso de Administração

Reumo

Em um mercado de trabalho em que a competitividade está cada vez maior, desenvolver habilidades e competências é uma vantagem para o profissional de Administração (BRANCO, 2008). Percebe-se que a formação de futuros administradores deve ser enfatizada na versatilidade que permeia as atividades inerentes à gestão. Desse modo, o aprendizado prático produz aptidões das quais são exigidas no mercado de trabalho e que serão relevantes para a efetivação e sucesso da prática profissional do administrador no ambiente organizacional.
O estágio é um dos meios que permitem o contato entre o aluno e a organização, favorecendo o desenvolvimento em questão, o que contribui no processo de desenvolvimento das competências dos futuros administradores (PEREIRA, 2013). Considerando a importância do estágio, como parte do projeto pedagógico do curso de Administração, questiona-se: Qual o papel do estágio curricular no desenvolvimento profissional e pessoal do aluno de administração? Definiu-se como objetivo geral: Analisar o papel do estágio curricular na formação profissional dos alunos de Administração.
O estágio curricular é o “método de aprendizado através do exercício de funções profissionais que agregam conhecimentos práticos somados aos teóricos aprendidos em escolas ou universidades e desenvolvidos num lugar de trabalho” (POLLONI, 2018, s/p). A finalidade principal do estágio visa fornecer para os alunos um instrumento ao qual terão acesso para se preparar e se inserir no mercado de trabalho, configurando um amplo processo de ensino-aprendizagem. É através do estágio que o aluno assume em um futuro próximo, sendo desse modo, um papel importante para o âmbito social.
A presente pesquisa se configura em um estudo qualitativo, no qual lançou mão de dez entrevistas com alunos de Administração de uma IES privada e, posteriormente, através da análise de conteúdo, para obter a verificação de qual o papel do estágio na formação dos alunos de Administração, buscando identificar os benefícios, os desafios, e as competências adquiridas durante a prática do estágio.
Os resultados indicaram que os maiores benefícios do estágio foram a conexão entre a teoria e a prática. Os desafios mais identificados pelos alunos foram a convivência organizacional. Quanto às competências do administrador, as mais evidenciadas pelos entrevistados foram as competências intrapessoais.
Foi possível compreender que o estágio curricular, através do relato dos participantes, configura-se como meio de aprendizagem para o aluno e que o estágio curricular é um mecanismo eficaz no desenvolvimento de competências essenciais ao administrador. Apesar da sua obrigatoriedade e da necessidade para a conclusão de curso, o estágio não deve ser visto apenas como mais uma atividade obrigatória. É através do estágio que o futuro administrador tem a oportunidade de aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes que estejam de acordo com a compatibilidade profissional.
BRANCO, V. R. C. Aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e universidade corporativa: Instrumento de um mesmo construto. São Bernardo do Campo, 2008. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Didática do Ensino Superior), Universidade Anchieta. PEREIRA, M. C. O papel do estágio na formação dos alunos do curso de Administração da UFRGS. Porto Alegre, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Sul. POLLONI, V. Estágio. Disponível em: Acesso em 26 fev. 2018.