Resumo

Título do Artigo

AMBIENTE LEGAL DOS MERCADOS DE DESTINO DAS REDES DE FRANQUIAS BRASILEIRAS INTERNACIONALIZADAS
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Palavras Chave

Redes de franquias
Estratégia de internacionalização
Mercados emergentes

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Marcelo de Jesus Ferreira de.Almeida
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Paraíso
2 - Andrea Giovani Lanfranchi
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis
3 - Pedro Lucas de Resende Melo
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Programa de Mestrado em Administração

Reumo

Motivada pela globalização, a internacionalização de redes de franquias brasileiras para países emergentes tem crescido nas últimas décadas. Essa internacionalização possibilitou oportunidades de expansão para as empresas desse segmento por meio de negócios em mercados externos. Juntamente com a internacionalização de redes de franquias, os países emergentes passaram a ter relevância e atratividade para empresas e investidores devido à política de abertura de seus mercados, a uma significativa expansão populacional e a um desenvolvimento que propiciou uma alta em sua renda média per capita.
O objetivo da pesquisa foi identificar, no ambiente institucional dos países emergentes escolhidos pelas três redes de franquias brasileiras pesquisadas, as características legais que foram determinantes em suas estratégias de internacionalização para esses mercados e responder à seguinte questão: Quais características do ambiente legal do país de destino se relacionam com a escolha das redes de franquias brasileiras por países emergentes?
O ambiente institucional das economias emergentes, composto por instituições formais e informais, difere consideravelmente do ambiente institucional encontrado em economias desenvolvidas e impacta na estratégia e no desempenho das empresas. Estudos que explora especificamente o ambiente legal, definem como seus aspectos mais importantes o Estado de Direito e os Direitos de Propriedade, que serão abordados neste artigo.
O método utilizado foi o de estudo de caso múltiplo, com uma amostra de três redes de franquias brasileiras internacionalizadas. Foram realizadas entrevistas em profundidade como os dirigentes das redes analisadas a fim de obter as informações necessárias para a análise.
O resultado final desta pesquisa indicou que o ambiente legal apresenta relevância na internacionalização de redes de franquias, mas indicou também a existência de outros fatores que geram segurança e confiança e motivaram a efetivação da escolha de mercados emergentes.
A conclusão é que as redes de franquias brasileiras, na escolha de um determinado país emergente de destino, buscam garantias nas relações formais de mercado, porém, diante da fragilidade institucional dos mercados emergentes, buscam também garantias nas instituições informais, como nas relações políticas, as quais desempenham um papel importante na redução da incerteza dos negócios dessas redes no país de destino.
KHANNA, T.; PALEPU, K.; SINHA, J. Strategies that fit emerging markets. Harvard Business Review, v. 83, n. 6, 2005. PENG, M. W.; SUN, S. L.; PINKHAM, B.; CHEN, H.; The Institution-Based View as a Third Leg for a Strategy Tripod. Academy of Management Perspectives, 2009. SASHI, C. M.; KARUPPUR, Devi P. Franchising in global markets: towards a conceptual framework. International Marketing Review, v. 19, n. 5, 2002. SUN, S. L.; PENG, M. W.; LEE, R. P.; TAN, W. Institutional open access at home and outward internationalization. Journal of World Business, v. 50 n. 1, 2015.