Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE NEGÓCIOS APLICADOS A COMPARTILHAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS
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Palavras Chave

Modelos de negócios
Veículos elétricos
Compartilhamento de carros

Área

Gestão da Inovação

Tema

Políticas, Estratégias, Instituições e Internacionalização da Inovação

Autores

Nome
1 - SARAH MESQUITA LIMA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
2 - Vladia Celia Monteiro Pinheiro
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGIA
3 - José Dickson Araújo de Oliveira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Centro de Ciências Tecnológicas
4 - Carlos de Oliveira Caminha Neto
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Centro de Ciências Tecnológicas
5 - André Soares Lopes
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - DPDI

Reumo

É inquestionável a necessidade de soluções que viabilizem a diminuição do consumo de derivados de petróleo pela frota de veículos leves (BARASSA, 2015). Deste modo, uma boa alternativa aos veículos que dependem dos combustíveis fósseis são os veículos elétricos, no entanto, de acordo com Egbue e Long (2012), os consumidores são resistentes a adoção dos veículos elétricos. Uma solução de mobilidade urbana e de aproximação dos consumidores com o produto a ser promovido identificada é o compartilhamento de veículos elétricos (ORNELLAS, 2013).
Considerando a importância da promoção e difusão de modelos de compartilhamento de veículos elétricos, esta pesquisa se propõem a responder a seguinte questão: como os modelos de negócios aplicados a compartilhamento de veículos elétricos estão sendo desenvolvidos pelo mundo? Para responder a esse questionamento, o artigo objetiva apresentar a caracterização dos modelos de negócios de compartilhamento de carros elétricos executados pelo mundo por meio da análise de dados secundários dos cases observados e utilizando o modelo de Weiller e Neely (2013).
Stampfl (2015) considera ser importante implementar análises estruturadas para monitorar os ambientes interno e externo no qual os modelos de negócios estão inseridos. Egbue e Long (2012) acreditam que sem uma abordagem inovadora ao modelo de negócios o veículo elétrico é somente uma alternativa mais cara e com menor autonomia que a do carro tradicional. Com isso, Lafranque (2015, p. 52) considera que “com a mera aplicação do modelo de negócios tradicional, o veículo elétrico não terá nenhuma chance de vencer no mercado”.
A presente pesquisa, do tipo descritiva e de natureza qualitativa, caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos (YIN, 2010), envolvendo mais de um caso a ser analisado. A população compreende 20 modelos de compartilhamento de veículos elétricos executados em 14 países. Os modelos de negócios foram analisados usando um modelo adaptado de Weiller e Neely (2013), o qual considera 11 caracterizadores classificados em quatro quadrantes, cada quadrante reflete o tipo de vantagem competitiva: orientada para o negócio ou orientada para o cliente e vantagens financeiras ou vantagens estratégicas.
Constatou-se que a redução do custo da bateria é acompanhada da redução do custo de propriedade do veículo, além de que os modelos de negócio não viabilizam a inovação tecnológica. Constatou-se ainda que predominantemente os riscos e os custos de eletricidade ficam a cargo dos prestadores do serviço (embutidos nas taxas); que os modelos incentivam a mudança no comportamento do cliente; e que os modelos não são vantajosos para longas distâncias, dada a baixa autonomia dos veículos e restrições de alcance das empresas.
Os achados da pesquisa identificam que os modelos executados atendem aos anseios dos usuários de veículos elétricos quanto ao alto custo para o cliente (EGBUE; LONG, 2012). A pesquisa corrobora ainda com Bohnsack, Pinkse e Kolk (2014) ao observar modelos de negócios voltados ao serviço. No entanto, quanto ao receio do alcance dos veículos relatado por Egbue e Long (2012) e Lim, Mak e Rong (2014), os modelos não estão sendo executados no sentido de atende-lo, o que pode ser indicado um fator desencorajador ao uso dos veículos compartilhados.
BOHNSACK, R.; PINKSE, J.; KOLK, A. Business models for sustainable technologies: Exploring business model evolution in the case of electric vehicles. Research Policy, v. 43, n. 2, p. 284-300, 2014. EGBUE, O.; LONG, S. Barriers to widespread adoption of electric vehicles: An analysis of consumer attitudes and perceptions. Energy Policy, 48, pp. 717–729, 2012. WEILLER C.; NEELY A. Business model design in an ecosystem context. Cambridge Service Alliance, University of Cambridge, 2013.