Resumo

Título do Artigo

Processo de Formação de Estratégias em Vinte Anos de um Programa de Pós-Graduação em Administração
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Palavras Chave

Formação de Estratégias
Programa de Pós-graduação
Pettigrew

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Lorenna Karolly Santos da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD/UFPE
2 - Regina Coeli Lafayette Neves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Proacad
3 - Lilian Soares Outtes Wanderley
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife

Reumo

Estratégia neste trabalho implica em direção para atingir objetivos (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2010) e sua adoção se constitui como relevante para qualquer tipo de instituição (MOORE, 2000). É pertinente compreender o modo como uma instituição concebe e trabalha suas estratégias e nesse âmbito emergem as Universidades, marcadas pela complexidade e multifuncionalidade (CUNHA, 1996), deste modo o presente estudo se debruça no estudo de um programa de pós-graduação em administração no Brasil.
Contemplando a realidade do ensino de pós-graduação em administração no Brasil (MARTINS, 1989), a partir da década de 1970, os cursos de graduação em Administração se consolidaram no país. E, após sua autonomização – definição do currículo do curso e da criação da categoria de técnico em Administração – programas de pós-graduação em Administração foram criados em todo território nacional (KERCH, 2013). Compreender como se deu o processo de formação das estratégias em um Programa de Pós-Graduação em Administração, desde a sua criação em 1994 até os seus vinte anos em 2014.
O embasamento teórico foi construído considerando questões relacionadas à estratégia e ao histórico da pós-graduação no Brasil. O estudo adota o modelo proposto por Pettigrew (1987) que se apoia em três dimensões básicas aonde foram descritas as principais fases da trajetória do Programa de pós-graduação abordado, atentando para as razões que levaram à mudança (contexto), como elas ocorreram (processo) e quais as estratégias que foram implementadas (conteúdo) no período analisado.
Para os procedimentos metodológicos empregou-se o estudo de caso com abordagem qualitativa, com orientação longitudinal retrospectiva. Para a coleta de dados utilizou-se pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com professores, discentes, chefes do departamento, pró-reitores, técnico-administrativos, coordenadores de curso e representantes estudantis no recorte estudado que se mostraram disponíveis no período da pesquisa. Para tratamento dos dados utilizou-se a análise pragmática da linguagem (WITTGENSTEIN, 1994; MATTOS, 2010).
Sob o modelo de Pettigrew (1987) que versa acerca da importância de se compreender os processos de estratégia na medida em que ocorrem, a trajetória do programa de pós-graduação estudado foi dividida em quatro fases, a partir dos eventos mais significativos que marcaram cada uma delas. O período anterior à fundação do CMA foi denominado de Fase 1; o início das atividades caracterizado de Fase 2; o período de expansão e estruturação, marcado pela implantação do doutorado foi chamado de Fase 3; e, por fim, o estágio delimitado pelo aumento das disputas internas de Fase 4.
O processo de formação das estratégias teve considerável influência das mudanças provocadas pelo contexto externo, o processo se mostrou deliberado e também emergente. A formação das estratégias ocorreu tanto do tipo deliberada, fruto de um processo de planejamento consciente (ainda que nem sempre bem disseminado) quanto de emersão (MINTZBERG; WATERS, 1985; MINTZBERG, 1998), oriundas de um processo de adaptação. Percebe-se a influência do contexto nas mudanças estratégicas, sobretudo do ambiente externo.
MINTZBERG, H., AHLSTRAND, B., LAMPEL, J. Safári de Estratégias: um roteiro para a selva do planejamento estratégico. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. PETTIGREW, A. M. Context and action in the transformation of the firm. Journal of management studies, v. 24, n. 6, p. 649-670, 1987. PINTO, V. R. R.; MOTTER JUNIOR, M. Uma abordagem histórica sobre o ensino da Administração no Brasil. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 4, p. 1-28, 2012. WITTGENSTEIN, L. Tractatus logico-philosophicus. Edusp, 1994.