Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo qualitativo
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Processo de Aprendizagem
Competências Gerenciais
Micro e Pequenas Empresas

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Bruna Della Monica Vicente
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Laís Moltene Maia
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Mirian Ferreira de Oliveira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
4 - Vanessa Akemi Maximo Shiguemoto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

De acordo com o SEBRAE (2014) as MPEs foram responsáveis por dois terços do total das atividades existentes no setor privado da economia no território nacional, evidenciando sua importância. No entanto, 59,9% das empresas não sobrevivem aos primeiros quatro anos, e uma das principais causas do alto índice de mortalidade está atrelada à falta de competências de gestão empresarial. Por tanto, os processos de aprendizagem são fundamentais para a construção, aperfeiçoamento e aquisição de competências gerenciais, de forma a assegurar a sobrevivência dessas empresas (SANTOS, 2012; D’AMÉLIO, 2007).
O problema de pesquisa deste estudo é: como ocorre o processo de desenvolvimento de competências gerenciais em micro e pequenas empresas? Visando o problema de pesquisa, este trabalho tem como objetivo geral compreender como ocorre o desenvolvimento das competências gerenciais em micro e pequenas empresas, e como objetivos específicos identificar os motivadores do processo de aprendizagem de competências gerenciais, e identificar quais fatores facilitaram esse processo na perspectiva dos gestores.
A fundamentação teórica para suporte à pesquisa concentra-se em três grandes tópicos: a) as micro e pequenas empresas no Brasil, com base em estudos do SEBRAE e a Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte; b) as competências gerenciais, utilizando como principais autores Dutra (2004), Zarifian (2001), Le Boterf (2006), Ruas (2012), Quinn et. al. (2004) e Robbins (2001); c) os processos de aprendizagem, baseando-se em autores como Antonello (2005), Kolb (1984), D’Amélio (2007), Marsick e Watkins (2001), Knowles (2005), Piletti (2013), Merriam, Caffarella e Baumgartner (2006), etc.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa básica, na qual foi entrevistado um pequeno grupo de sujeitos através de um roteiro semiestruturado. A entrevista foi realizada com seis gestores que possuíam empreendimentos próprios com no mínimo cinco anos de funcionamento, pois te acordo com o referencial que permeia o estudo é entendido que os gestores de empresas com cinco ou mais anos de atividade tenham desenvolvido habilidades e competências gerenciais para manterem o funcionamento de seus negócios. A análise das entrevistas foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009).
Durante a análise de dados identificou-se os seguintes tópicos: a) os motivadores e desafios enfrentados durante a gestão pelos entrevistados; b) os processos de aprendizagem utilizados pelos sujeitos de pesquisa para desenvolvimento de competências gerencias essenciais para a sobrevivência de seus negócios; c) os fatores que facilitaram o processo de aprendizagem destes gestores.
O estudo atingiu seus objetivos, evidenciou que os gestores entrevistados desenvolveram suas competências gerenciais através de dois diferentes processos de aprendizagem: aprendizagem formal e informal, esta última que pôde ser subdividida em quatro subtipos: aprendizagem interpessoal, aprendizagem experiencial, autoaprendizagem e aprendizagem por reflexão crítica. Os fatores motivacionais mais citados foram amar o que faz, a família e acreditar moralmente em suas atividades. E os facilitadores mais citados foram a dedicação, a afinidade com a área e a rotina do trabalho.
Lei Complementar 123/2006, SEBRAE (2010; 2014; 2017), Dutra (2004), Zarifian (2001), Le Boterf (2006), Ruas (2012), Quinn et. al. (2004), Robbins (2001), Antonello (2005), Mumford (2001), Kolb (1984), D’Amélio (2007), Marsick e Watkins (2001), Knowles (2005), Piletti (2013), Merriam, Caffarella e Baumgartner (2006), Leslie, Aring e Brand (1998), Cheetham e Chivers (2001) e Brookfield (1995).