Resumo

Título do Artigo

A CONSTRUÇÃO DA ESTRATÉGIA E O PLURALISMO INSTITUCIONAL: ESTUDOS DE CASOS MÚLTIPLOS NO CAMPO DA CACHAÇA DE ALAMBIQUE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estratégia como Prática
Lógicas Institucionais
Cachaça de Alambique

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - André Luiz de Paiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Mozar Jose de Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Ppga

Reumo

A cachaça de alambique é um dos principais símbolos culturais do estado de Minas Gerais. Sua produção e consumo remetem ao período colonial e passaram por diversas transformações materiais e simbólicas. Os produtores da bebida estão inseridos em um contexto marcado por diferentes lógicas institucionais, que servem como referência para a ação dos produtores e, consequentemente, para a construção de estratégias organizacionais.
Nesse sentido, questionamos: como o pluralismo de lógicas institucionais influencia na construção de práticas de estratégia em organizações produtoras de cachaça de alambique? A partir desta questão, definimos como objetivo principal compreender como as múltiplas lógicas institucionais que marcam o campo organizacional da cachaça de alambique influenciam na construção da estratégia como prática.
Para compreender a construção de estratégias recorremos à perspectiva da Estratégia como Prática (Strategy as Practice, SAP). A partir da SAP, pressupomos que a estratégia organizacional é formada pelo conjunto de práticas e práxis realizadas por diferentes praticantes. As práticas são permeadas por diferentes aspectos tais como linguagem, gestos, repertórios e instituições sociais. As instituições, por sua vez, se manifestam a partir de múltiplas lógicas institucionais que servem como referência para práxis dos praticantes e produzem efeitos nas estratégias.
Realizamos uma pesquisa de natureza descritiva e interpretativa por meio do método de estudos de casos múltiplos. Escolhemos três organizações de perfil semelhante, localizadas no estado de Minas Gerais e, por meio da análise de dados primários e secundários, procedemos à investigação das práticas constitutivas das estratégias de produção e inserção mercadológica considerando as práxis construídas pelos praticantes. Nessas práxis, destacamos as orientações e efeitos do pluralismo das lógicas institucionais no campo da cachaça, a saber: tradição, Estado, mercado e técnico-científica.
De modo geral, observamos que existe uma certa semelhança nas práticas realizadas pelas três organizações, sobretudo aquelas relacionadas à produção da bebida. No entanto, os sentidos característicos dessas práticas, construídos a partir das práxis, são variados. Essa pluralidade é marcada pela interpretação dos praticantes quanto às lógicas institucionais do campo. Além disso, mostramos que os pressupostos e orientações das lógicas são selecionados de forma híbrida, conforme o contexto em que a prática está situada, com fins estratégicos.
Este trabalho avança nas discussões referentes à investigação dos efeitos de aspectos macrossociais no fazer estratégia, sobretudo a influência do pluralismo institucional nas práticas de estratégia. Considerando o perfil das organizações estudadas e as similaridades encontradas, é possível reconhecer padrões institucionalizados que marcam práticas gestão sustentável na produção de cachaça em Minas Gerais. Essas orientações representam especificamente a conformação das estratégias aos pressupostos da lógica técnico-científica e sua imbricação às lógicas de mercado, Estado e tradição.
PAIVA, A. L. Lógicas Institucionais e Estratégia como Prática: Um estudo em organizações constitutivas do campo da cachaça de alambique. 2017. 229f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal de Lavras, Lavras, Brasil, 2017. SMETS, M.; GREENWOOD, R.; LOUNSBURY, M. An institutional perspective on strategy as practice. In D. GOLSORKHI, L. ROULEAU, D. SEIDL, E. VAARA (Eds.), The Cambridge handbook of strategy as practice, 2 ed.: 283-300. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. WHITTINGTON, R. Strategy as practice. Long Range Planning, v. 29, n. 5, p. 731-735, Oct 1996.