Resumo

Título do Artigo

USO DO DESIGN THINKING PARA A CRIAÇÃO DE MODELOS CANVAS VOLTADOS À CAPTAÇÃO DE RECURSOS EM EDITAIS DE PATROCÍNIO
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Palavras Chave

Design Thinking
Business Model Canvas
Micro e Pequenas Empresas

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Frederico Cesar Mafra Pereira
FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG) - Mestrado Profissional em Administração (MPA FPL/MG)
2 - Cintya Pereira Soares
FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG) - Mestrado Profissional em Administração

Reumo

As micro e pequenas empresas (MPE), importantes para o desenvolvimento socioeconômico do país, têm sido foco de estudos devido ao seu potencial de geração de empregos e distribuição de renda. Tais empresas possuem flexibilidade para adaptação às exigências e demandas do mercado. Novas tecnologias têm proporcionado o desenvolvimento de novas formas de criação de valor e de transações comerciais entre empresas que veem suas fronteiras serem expandidas e ampliadas. O desenvolvimento de modelos de negócio representa como uma organização cria, captura e gera um novo conceito de valor para o cliente
O SEBRAE tem se preocupado com a geração de vantagem competitiva para as MPE. A inovação focada na relação da empresa com o seu ambiente de negócios se traduz na reformulação dos modelos de negócios a partir de orientações estratégicas novas ou melhoradas. O Business Model Canvas descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor, funcionando como um mapa para a implantação da estratégia organizacional, de processos ou sistemas. O Design Thinking se coloca como o caminho para conseguir a solução ideal para desvendar a necessidade dos clientes avaliando soluções confiáveis
São atendidos 1.185 MPE por semana nos 55 pontos de atendimentos do SEBRAE-MG. Percebeu-se a dificuldade das MPE em participarem em editais de patrocínio. Identificando os benefícios de competitividade que esses editais representaria às MPE, a instituição direcionou esforços para o desenvolvimento de modelos que orientassem tal demanda, e identificou-se a necessidade de desenvolvimento de novos modelos inovadores. Foi sugerido o processo do Design Thinking para construir 'Modelos Canvas' para: i) compreender os editais de patrocínio e ii) permitir a participação efetiva das MPE nestes editais.
A partir da utilização dos fundamentos do Design Thinking, construiu-se 'Modelos Canvas' a serem utilizados pelo SEBRAE-MG e as MPE para compreensão e participação em editais de patrocínio, visando êxito na captação de recursos. Foram elaborados dois modelos, denominados “Canvas Edital de Patrocínio” e “Canvas de Edital”. Para a construção dos modelos, foram realizadas sete oficinas de capacitação, junto a 131 micro e pequenos empresários, entre os meses de fevereiro a maio de 2017, com duração de 4 horas cada uma, nas cidades de Juiz de Fora, Ipatinga, Divinópolis, Uberaba, Uberlândia e BH.
Nível de aceitação e aprovação da metodologia proposta foi de 93%. Foi elaborado um guia com as principais instruções para auxiliar as MPE no preenchimento dos “Modelos Canvas”. O preenchimento do “Canvas Edital de Patrocínio” é feito pelas etapas de 1 a 13. Identificado algum edital em aberto, é indicado o preenchimento do 2º modelo, o “Canvas de Edital”, visando auxiliar na visualização dos requisitos que deverão ser cumpridos para a submissão da proposta. O preenchimento do “Canvas de Edital” é feito através das etapas de 1 a 10. Os modelos facilitam a captação de recursos pelas empresas.
O objetivo proposto foi alcançando, e a proposta de utilização dos modelos aceita e aprovada por 93% dos empresários participantes das oficinas de Design Thinking para a concepção e capacitação sobre os modelos gerados. A proposta irá facilitar a visualização de todos os requisitos a serem atendidos nos editais de patrocínio, além de fornecer o contexto e as razões para as escolhas a serem feitas pelas empresas através da avaliação dos pontos fortes e fracos de cada oferta. Com a utilização dos modelos elaborados, novas oportunidades de negócio podem ser geradas.